Aeroporto de Sobral passa por homologação de sistema que viabiliza tráfego de aviões a jato na região

28 de abril de 2023 - 14:46 # # # # #

Mariane Dantas - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Foto

[O Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho recebeu, nessa quarta e quinta-feiras (26 e 27), uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta), de Recife, para inspeção técnica do Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), sistema de iluminação que auxilia pilotos no momento do pouso. A iniciativa faz parte do procedimento de homologação do sistema, que é uma condição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que aeroportos possam operar com aviões a jato.

A inspeção do Cindacta é a primeira etapa do processo. A partir da vistoria, um relatório é encaminhado ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), onde é avaliado e direcionado ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), que realiza os testes finais de voo para homologação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

De acordo com Marcus Pacobahyba, titular da Gerência de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), a homologação do Papi garante mais segurança aérea e coloca o aeroporto em um novo patamar.

“O Papi é um sistema que indica ao piloto, através de luzes vermelhas e brancas ao lado da pista, se a aeronave está muito alta ou muito baixa para pouso. Essa orientação garante mais segurança ao tráfego aéreo. A partir dessa homologação, o aeroporto pode receber aviões a jato, o que reflete de forma direta o desenvolvimento e as potencialidades da região de Sobral”, explica.

Ainda segundo Marcus Pacobahyba, foram inspecionados os sistemas das cabeceiras 10 e 28 do equipamento. Todo o processo deve levar cerca de três meses.

“Temos o sistema operando nos aeroportos de Aracati e Jericoacoara. Hoje, além de Sobral, estamos com o processo de homologação também iniciando em outros quatro aeroportos: Crateús, Iguatu, São Benedito e Tauá. Com certeza, isso representa um grande investimento e avanço para o desenvolvimento do tráfego aéreo do nosso estado”, conclui.

O Aeroporto

Com investimento de R$ 70 milhões pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará em abril de 2022 e possui capacidade para receber aeronaves de porte médio.

Instalado numa área de 180 hectares, a cerca de 13 km da sede do município, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².

Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de venda de bilhetes e check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.

Movimentação

Desde fevereiro deste ano, o aeroporto opera com voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, que fazem a ligação entre a região Norte e a Capital três vezes por semana. No site da SOP é possível acompanhar a movimentação de aeronaves e passageiros nos aeroportos administrados pelo Estado.