Agência de Inovação da Uece será lançada no campus Itaperi

28 de abril de 2023 - 11:14 # #

Ascom Uece

No dia 5 de maio, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará o lançamento de seu mais novo órgão institucional, a Agência de Inovação (Agin), que tem como objetivo principal ser ponto de integração e articulação de ações e agentes que atuam nas áreas de inovação e empreendedorismo na Uece. O evento acontecerá na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no YouTube.

Criada a partir do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Uece), conforme a Resolução nº 1170/2023 – CD, a Agin assume as atribuições do NIT e agrega novas atividades no sentido de fortalecer a inovação na instituição.

“A Agin representa um importante passo na evolução do ambiente de inovação na Uece, que poderá, por meio da integração de ações, se fortalecer em seus objetivos de fomentar a inovação e o empreendedorismo”, destaca o assessor de Inovação da Uece, responsável pela Agin, professor Jerffeson Souza.

O gestor ressalta, ainda, o que a agência trará de novo. “Como espaço institucional dedicado a pensar, de forma estratégica, e acompanhar, de forma integrada, as ações e projetos de fomento à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da Uece, a Agin representa uma nova estrutura, que se soma às existentes, agregando valor a esse ecossistema”.

A Agin tem o papel de integrar e acompanhar essas ações de fomento no âmbito da Uece, em parceria com diferentes setores e atores que compõem esse ecossistema institucional, além de articular com ambientes externos, públicos e privados, que atuam nessas áreas, incluindo agências de fomento, secretarias de estado e municipais, incubadoras, aceleradoras, hubs de inovação, investidores anjo, fundos de investimento, entre outros.