Cogerh realiza III Encontro de Renovação do Comitê da Bacia do Coreaú, direcionado à região do Litoral Leste

28 de abril de 2023 - 17:22 # # #

Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh

A Cogerh, por meio da Gerência Regional de Sobral, realizou, nesta quinta-feira (27), o III Encontro de Renovação do Comitê de Bacia Hidrográfica do Coreaú, em Jijoca de Jericoacoara, direcionado à região Litoral Leste. O evento faz parte das ações de mobilização e sensibilização das instituições da para participar do processo de eleição de novos membros da plenária do Comitê da Bacia do Coreaú.

O Comitê de Bacia é quem ajuda a definir os rumos da gestão de recursos hídricos em cada região do Ceará. Esta metodologia faz parte da Política de Gestão de Recursos Hídricos em vigor no Ceará.

Na oportunidade, participaram representantes dos municípios de Morrinhos, Jijoca de Jericoacoara, Acaraú, Marco e Cruz. O Encontro foi conduzido pela equipe do Núcleo de Gestão da Regional de Sobral, que trabalhou a partir de uma proposta metodológica participativa, com o intuito de favorecer o conhecimento sobre a bacia e estabelecer o sentimento de pertencimento a ela.

Foram utilizados mapas em trabalhos de grupos para favorecer um espaço de diálogo entre os participantes e a Cogerh sobre a importância das ações de gerenciamento da bacia. Por fim, foram trabalhadas as orientações e regras definidas em edital para o credenciamento das instituições interessadas em concorrer às vagas no plenário.

O último Encontro de Renovação acontecerá em Sobral, no dia 25 de maio, e deverá abranger instituições dos municípios da Região Sertão: Alcântaras, Massapê, Martinópole, Senador Sá, Uruoca, Sobral, Moraújo, Meruoca, Frecheirinha, Coreaú e Mucambo.