CBMCE resgata 249 banhistas de afogamentos no 1º quadrimestre de 2023

3 de maio de 2023 - 11:26 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e foto

As prevenções de combate a afogamentos realizadas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resultaram no salvamento de 249 banhistas no estado. Os dados são referentes aos primeiros quatro meses deste ano. O número é superior à quantidade geral de salvamentos realizados no mesmo período de 2022 e 2021, quando foram salvos 221 e 75 banhistas de afogamentos, respectivamente.

No balanço quadrimestral deste ano, o mês de janeiro foi o que mais teve vidas resgatadas de afogamentos. Ao todo, foram 100 banhistas salvos. Enquanto que, em fevereiro, março e abril, 66, 34 e 49 banhistas foram salvos, respectivamente.

Balanços de afogamentos

Nesse sentido, quanto ao levantamento geral de 2022, os dados apontam que 644 banhistas foram resgatados. Esse número superou os anos de 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 563 e 526 banhistas, respectivamente. Os dados englobam banhistas cearenses, de outros estados e de outros países.

Dicas que fazem a diferença

É importante sempre que os banhistas respeitem as sinalizações, os avisos de perigo e as orientações dos guarda-vidas. É importante que se nade apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas. Equipamentos flutuantes e bóias dão a falsa sensação de segurança, por isso, se o banhista ingressar em uma corrente marinha e não conseguir sair dela, o socorro deve ser acionado.

Se uma pessoa não possui treinamento em salvamento aquático, nunca deve entrar na água para salvar uma vítima. A atitude correta é ligar para o Corpo de Bombeiros, no número 193, e aguardar a chegada dos profissionais.