Estelionatários presos em operação das polícias civis do Ceará e Maranhão estavam em Fortaleza há um mês

3 de maio de 2023 - 11:53 # # # # #

Ascom SSPDS

Baladas, joias, carro do ano comprado à vista, hotel com diárias custando R$ 400 e bebidas caras. Era assim que a dupla de estelionatários, capturada na última sexta-feira (28), levava a vida há cerca de um mês em Fortaleza. O fim do ciclo de ostentação dos homens, com idades de 25 e 33 anos, ocorreu após uma investigação desenvolvida pelas Polícias Civis do Estado do Ceará (PC-CE) e do Maranhão (PCMA).

As investigações, que foram coordenadas pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) da PC-CE em conjunto com o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos da PCMA, apontaram que os suspeitos mantinham uma base itinerante, em um condomínio de luxo no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza, para o cometimento de crimes em ambiente digital. Diante do que foi apurado nas investigações, a Polícia Civil solicitou mandados de busca e apreensão que foram deferidos pelo Poder Judiciário.

Com os mandados em mãos, os policiais civis foram ao condomínio onde os suspeitos estavam e cumpriram as decisões judiciais. No momento da chegada dos policiais civis, os suspeitos foram surpreendidos quando mantinham de forma online, pelo menos, vinte e sete sites fraudulentos. Apurações apontam ainda que dezoito desses sites simulavam os portais oficiais das Secretarias de Fazenda (Sefaz) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) dos Estados do Maranhão, São Paulo, Amazonas, Acre, Goiás, Alagoas e Pará.

Além do flagrante, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos ainda computadores, aparelhos celulares, joias, cinco veículos, sendo dois de luxo, bem como realizado bloqueio de valores em contas bancárias, sequestro e a indisponibilidade de bens até o montante de cerca de R$ 2,5 milhões. A dupla foi conduzida para a sede da DRCC do Ceará, onde foi autuada em flagrante pelo crime de fraude virtual.

Em seguida, os homens passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva. As investigações sobre os suspeitos seguem no intuito de identificar as vítimas e partícipes da ação criminosa, para que também sejam responsabilizados pelos crimes.

Impulsionamento

Conforme as investigações, os suspeitos, identificados como Phelipe Maracaípe (33) e Anderson Oliveira Frazão (25), atraiam as vítimas através de anúncios patrocinados, quando clicaram em links, as vítimas eram levadas a um erro e realizavam pagamentos de tributos acreditando serem portais oficiais das entidades públicas.

Vacation Free

A ação, batizada como “Vacation Free”, teve apoio de equipes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará e da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da PC-CE. “Vacation Free”, que significa férias gratuitas, faz alusão ao fato dos suspeitos terem como prática a montagem de verdadeiros “escritórios itinerantes” para executar crimes. Eles também escolhiam hotéis em destinos turísticos para tal propósito, a exemplo do local em que foram encontrados, no litoral do Ceará.