Segurança do paciente: HGWA promove Torneio Anual de Higienização das Mãos

3 de maio de 2023 - 16:09 # # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA

Entrega do certificado para a UTI Adulto, que venceu o primeiro desafio do concurso de paródia

A higienização das mãos é um dos protocolos previstos no Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e uma das técnicas antissépticas mais utilizadas nos ambientes hospitalares. A simples ação de lavar as mãos tornou-se ainda mais popular durante a pandemia. E para fortalecer esse gesto de cuidado com o próximo, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), está promovendo o Torneio Anual de Higienização das Mãos.

A ação, coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HGWA, tem o objetivo de promover durante o ano uma série de atividades educativas dentro de uma programação com dinâmicas e interação entre os setores.

O torneio tem como tema “Quer reduzir a infecção? Higienizar as mãos é a solução” e conta com a participação das seguintes áreas: Clínica Cirúrgica, UTI Adulto, Pediatria, AVC e UCE, Cetip e as Clínicas Médicas. Serão quatro desafios periódicos com valores diferenciados de pontuação.

O primeiro foi criar uma paródia que envolvesse a higienização das mãos. A música, já selecionada em votação popular entre os colaboradores, será utilizada durante a campanha do Dia Mundial de Higienização das Mãos, data celebrada na próxima sexta-feira (5). A equipe da UTI Adulto foi a vencedora da primeira competição.

Para o coordenador médico do SCIH, o infectologista Bráulio Matias, as atividades reforçam a adesão dos setores e resultam na qualidade técnica de higienização das mãos, engajando os gestores e suas equipes.


Equipe do SCIH, unidade responsável pela organização do torneio

“Uma das grandes preocupações mundiais hoje é a infecção por micro-organismo multirresistente, e uma das medidas mais eficazes é a higienização das mãos no ambiente hospitalar. Como estratégia de educação continuada dos profissionais da assistência e uma forma de divulgar continuamente o assunto, o SCIH lançou esse campeonato na comunidade do HGWA”, afirma.

A enfermeira, também do SCIH, Carolina Mello, ressalta que a iniciativa visa aperfeiçoar a higienização das mãos. “Tivemos uma grande participação das equipes com a paródia. É uma prática lúdica de conscientizar os colaboradores, visto que esse hábito simples pode evitar até 30% de infecções relacionadas à assistência em saúde”, pontua.

O coordenador médico da UTI Adulto, Denison Couto, compartilha a experiência do setor em participar do torneio e ter conquistado o primeiro desafio. “É uma iniciativa que merece os parabéns. Esses formatos são bem mais produtivos e nos ajudam no engajamento e na divulgação das temáticas. A paródia foi bem desafiadora, mas conseguimos realizar. Esse sentimento fez a equipe se empenhar, envolvendo o time assistencial, gerencial e os estudantes”, destaca.