Porto Dragão celebra o viver de arte na quarta e última temporada da websérie Nós no Batente

4 de maio de 2023 - 16:56 # # # #

Ascom Porto Dragão - Texto
Divulgação - Foto

Com 8 episódios, a temporada reúne 17 artistas e grupos de diversas linguagens e regiões do Ceará para compartilhar suas experiências plurais na arte e valorizar estas vivências através dos encontros

Celebrar o viver de arte através da arte do encontro. Criada em 2020 diante da adversidade da pandemia da covid-19, a websérie documental Nós no Batente traz em seu cerne a celebração e reflexão sobre o viver de arte, levando em consideração a perspectiva dos artistas, criatividade artística e trajetórias vividas. Fechando o ciclo iniciado há três anos, o Centro Cultural Porto Dragão/Hub Cultural do Ceará, equipamento público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), lança o primeiro episódio da quarta e última temporada do programa neste domingo (7), às 12h, no Youtube.

Com novos episódios sempre às quartas e domingos de maio, a 4ª temporada reúne 17 artistas e grupos de diversas linguagens e regiões do Ceará, que já participaram de uma das três temporadas anteriores, para compartilhar suas experiências plurais na arte e traçar pontos de encontro em suas vivências.

Entre os convidados estão Eduardo Show da Vida, Dona Zefinha, Abidoral Jamacaru, Antônio Rabelo, Yara Canta, Protegidas dos Orixás, Mangaio Cultural, Nego Gallo, Balé Baião, Dança Libras, Arte Jucá, VetinFlix, Mestre Antônio, Livro Livre Curió, N-Infinito, Terreiro das Pretas e Princesinha de Favela.

Ponto de encontro e inventividade, a escolha do Porto Dragão como idealizador da série foi levar essas trocas e diálogos tão vivas no espaço físico do centro cultural para o programa audiovisual. Com representantes de diferentes macrorregiões do Ceará, a série assume um caráter itinerante e seus episódios convidam o público a participar de conversas despojadas, íntimas e reveladoras entre figuras de diferentes linguagens, estilos e idades, seguindo com imaginários possíveis.

Quem vem com a gente

Do Sertão Central, o designer de jóias Antônio Rabelo dialoga de forma inventiva com o músico Abidoral Jamacaru, referência na música do Cariri. De Itapipoca, Dona Zefinha se encontra com Eduardo Show da Vida, que ganha as ruas da capital cearense com suas manobras. A cantora Yara Canta e o grupo Protegidas dos Orixás compartilham as formas de valorizar a existência, a cultura e a história dos seus.

Entre Fortaleza, Cariri e a Serra da Ibiapaba, o ecossistema criativo Mangaio Cultural, a Escola Livre Balé Baião e o MC Nego Gallo se unem em um encontro de fortalecimento e produções conjuntas. Já a iniciativa Dança Libras encontra o Ponto de Cultura Arte Jucá para discutir ações que pensam a difusão, a fruição, a formação e a democratização do acesso à cultura.

O grupo VetinFlix, que movimenta e conta histórias da juventude na periferia de Fortaleza, dialoga diretamente com o Mestre Antônio Luiz, criador e condutor do Reisado de Caretas de Potengi. A biblioteca comunitária Livro Livre Curió e o grupo de dança N-Infinito caminham juntos para pensar as trocas e conexões existentes em suas comunidades. Coletivo atuante nas periferias de Fortaleza, as Princesinhas de Favela chegam ao Terreiro das Pretas, localizado no Crato, na região do Cariri. Juntas, elas abrem diálogos, se conectam, trocam afetos e trajetos.

Sobre o programa

A série documental “Nós no Batente” é uma idealização e realização do Centro Cultural Porto Dragão, um equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 2020, diante da adversidade da pandemia de Covid-19, a websérie busca celebrar e refletir sobre a pluralidade do viver de arte. Até 2022, foram produzidos e lançados 28 episódios, divididos em três temporadas, apresentando grupos de arte e cultura do Ceará, suas histórias, perspectivas e trajetórias. Em sua quarta edição, o programa convida o público para conhecer e pensar em quem está no batente do viver de arte, essa arte que pulsa diante de tudo e apesar de tudo.

Serviço

Lançamento da 4ª temporada da websérie Nós no Batente
Dia 7 de maio, às 12h
Novos episódios às quartas e domingos no canal do Porto Dragão
Mais informações