Secretaria da Igualdade Racial realiza reunião geral para apresentação da secretaria e eixos de atuação

4 de maio de 2023 - 12:27 # # # # #

Ascom Seir - Texto
Helene Santos/Casa Civil e Sara Sousa/Seir - Foto

A Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir) realizou a primeira reunião geral da equipe para apresentar a estrutura da Seir, os eixos de atuação, os alinhamentos com as políticas do Governo do Estado do Ceará e os princípios que dialogam com o Ministério da Igualdade Racial. No encontro, realizado nesta quarta-feira (3), foi conversado sobre a atuação da Seir através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e dos seguintes núcleos: Célula de Igualdade Racial, Combate e Superação do Racismo, Célula de Ações Afirmativas e Célula de Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais.

Na ocasião, foi apresentada a dimensão do trabalho da Seir nas áreas do fortalecimento institucional e da Política de Igualdade Racial do Ceará; Registro de Dados; Políticas e ações valorativas; Atuação repressiva (para o entendimento do racismo como crime); Desenvolvimento; Ação afirmativa; Participação e Controle Social; Transversalidade e Intersetorialidade com outras secretarias, instituições e sociedade civil.

Perfil diversificado

O encontro foi bastante proveitoso e promoveu o diálogo entre a equipe com perfil bastante diversificado, o que, para a secretária, enriquece o trabalho. “A reunião geral com toda a nossa equipe foi de grande relevância, porque foi uma oportunidade em que cada um se apresentou, disse de onde veio, e deu para perceber o quanto o perfil é diversificado e de pessoas interessantes. Pessoas que tem um perfil tanto acadêmico, de pesquisador, do tema das relações étnico-raciais como dos ativistas, militantes, povos de terreiro, quilombolas e juventude negra, então deu pra notar um grupo qualificado pra gente poder iniciar”, destacou Zelma Madeira.

Conforme Zelma Madeira, nesse primeiro momento deu para fazer um parâmetro geral sobre o que é a secretaria e como vai atuar e auxiliar o Estado nas políticas públicas. “Fizemos um balizamento das nossas prioridades, ver a dimensão da nossa atuação como secretaria e do que ela vai realizar com o trabalho a partir, claro, das prioridades na superação e enfrentamento ao racismo e as desigualdades, concluiu.

Política de Estado

O combate ao racismo é a 5º diretriz, dentre as 17, do plano de governo de Estado, e a Seir tem como função auxiliar o Estado com estratégia estruturante das políticas públicas, por meio da implantação de ações repressivas, valorativas e afirmativas. Ações que visam garantir a superação das discriminações e desigualdades raciais e oportunizam rede de proteção aos grupos racializados de forma subalterna e sua inclusão socioeconômica. Nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, do plano de governo, a redução das desigualdades também é uma das metas de Estado.