SSPDS participa da inauguração do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência da Unifor

4 de maio de 2023 - 15:55 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A vice-governadora Jade Romero e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, participaram, nessa quarta-feira (03), da inauguração do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV) da Universidade de Fortaleza (Unifor). A cerimônia, que teve as participações da secretária estadual de Direitos Humanos, Socorro França; do reitor Randal Martins Pompeu; da presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz; e do procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, aconteceu no auditório da biblioteca da universidade.

O Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV), que funcionará no Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) da Unifor, integra o plano de comemoração dos 50 anos da universidade e reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social. Por meio dele, a universidade disponibilizará assistência às vítimas de violência, realizada por profissionais da área do Direito e da Saúde, como psicólogos e assistentes sociais, e também contará também com participação dos alunos dos cursos de Direito e Psicologia da universidade.

Prevenção e acolhimento

Em seu discurso, a vice-governadora Jade Romero parabenizou o secretário Samuel Elânio pela redução dos índices de violência e saudou as políticas de prevenção da violência do Governo do Ceará, com um destaque especial para as casas de atendimento à mulher. “A pauta mais urgente é a autonomia econômica para quebrar o ciclo de violência e há uma política pública que é mãe, capaz de fazer frente às muitas vulnerabilidades das vítimas de violência. Essa política é o combate à fome”, frisou Jade destacando o trabalho desenvolvido pela primeira-dama Lia de Freitas.

Na avaliação do secretário Samuel Elânio, com a criação do núcleo, a Unifor se soma aos trabalhos já desempenhados pela SSPDS, por meio do Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (Gavv) da Polícia Militar do Ceará, e pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). “Com esse trabalho, trazemos o policiamento de aproximação e o acolhimento para próximo das vítimas e buscamos entender como funciona todo o problema da violência. Ao mesmo tempo, criamos soluções nos pontos mais críticos, conforme a necessidade de cada pessoa que passa por esse tipo de situação”, citou Samuel Elânio.

Pesquisa e extensão

“A violência é um fenômeno complexo e multicausal que exige um conjunto de esforços. Para além da criação do NAVV, que prestará um serviço imprescindível de apoio às vítimas de violência, a Universidade de Fortaleza tem um papel imprescindível na compreensão desse fenômeno e na sugestão de novas políticas públicas”, destacou o reitor Randal Martins Pompeu. “O objetivo é colaborar na construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e sem violência”, complementa a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz.