Dia Nacional do Líder Comunitário: o papel fundamental dos Conselhos Comunitários de Defesa Social da SSPDS

5 de maio de 2023 - 15:49 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Líderes que desempenham uma função crucial na busca por soluções para as dificuldades enfrentadas pela sua comunidade

É ele quem está em constante contato com a realidade dos moradores do bairro e assume a responsabilidade de apoiar e auxiliar a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) na busca por soluções relacionadas à segurança em sua região. No dia 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Líder Comunitário, aquele indivíduo que dedica parte do seu tempo a iniciativas de cunho social. O assunto é de grande importância para a SSPDS, que, por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), tem como prioridade incentivar a participação dos moradores, promovendo reuniões transparentes com gestão participativa e acesso democrático aos serviços das instituições de segurança pública.

O coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, destaca a importância da atuação dos líderes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), em conjunto com forças amigas de segurança que apoiam a defesa social e a cultura de paz em diversos territórios cearenses. “A importância dos líderes dos conselhos comunitários reside na necessidade de ações conjuntas para encontrar soluções para a prevenção da violência em diversos territórios do Estado. Sabemos que não existem soluções simples para problemas complexos, portanto, para solucionar problemas dessa natureza, precisamos da participação e do engajamento de toda a sociedade. O CCDS tem um papel fundamental na identificação e busca pela redução de fatores de risco nos territórios, bem como na exploração de formas de ampliar os fatores de proteção. Por fim, acredito que, com o envolvimento dos cidadãos diretamente na construção desses caminhos de prevenção, a segurança pública que almejamos pode ser efetivamente alcançada”, ressalta.

No Ceará, os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) contam com mais de 1.500 membros oficialmente cadastrados, que se dedicam para buscar soluções para a defesa social em suas regiões. Os membros, juntamente com a SSPDS organizam ações de apoio e promoções sociais locais, através de esforços coletivos ou individuais direcionados à prevenção de diferentes formas de violência.

Mudanças significativas na comunidade

Pedro Caúla, de 38 anos, é presidente do CCDS da comunidade do Dendê, no bairro Edson Queiroz, afirma que percebeu avanços significativos na sua comunidade, após a chegada do conselho comunitário. “Após a vinda do Conselho Comunitário na comunidade do Dendê, tivemos um avanço significativo em questões de trabalhos sociais e na cultura de paz, transformando a vida de muitas pessoas. Atendemos diretamente 200 pessoas e indiretamente cerca mil pessoas, através de atividades de grupos com crianças e idosos. Realizamos também, ações de doações de alimentos prontos e cestas básicas para a comunidade, tudo sendo de forma totalmente voluntária”, detalha.

Mediação de conflitos

Renata Ximenes, de 48 anos, é relações públicas do CCDS do Tabapuá, em Caucaia, e iniciou em 2009, o desafio de coordenar o conselho comunitário de onde mora. Ela exerce o trabalho voluntário até os dias de hoje. “Fui escolhida pela Codes, para participar de um curso de mediação de conflitos e nem imaginava que essa seria a oportunidade que mudaria a minha vida. Após isso, me tornei mediadora comunitária e logo em seguida, assistente social. Amo ser conselheira de Defesa Social. Concluí o curso de bacharelado em direito e sou pós-graduada em mediação de conflitos, psicopedagoga e especialista em Segurança Pública. Expresso minha gratidão a Codes/SSPDS, pois foram os responsáveis em despertar em mim um desejo incansável no servir e no aprender”, declara.

A Relações Públicas, Renata Ximenes, cita como a oportunidade mudou sua mentalidade sobre a Segurança Pública. “Nessa oportunidade, mudei de opinião sobre a Segurança Pública, pois não era aquela que só reprimia, mas é aquela que trabalha a defesa social, contribuindo para uma convivência mais saudável na prevenção da violência e na disseminação da cultura de paz. Essa experiência foi tão valiosa ao ponto que gerou uma profissionalização voluntária e um mundo de conhecimento e de oportunidade se iniciou”, expressa.

A luta em prol dos moradores

Berenice Ferreira, de 53 anos, é presidente do CCDS da comunidade de Piratininga, no município de Maracanaú, e se interessou pelo conselho comunitário após perceber que a comunidade precisava de um representante que pudesse lutar pelos moradores. “Meu interesse pelo CCDS, se deu início há mais de vinte anos, após participar de algumas reuniões. Em virtude das necessidades da minha comunidade, percebi que os moradores precisavam de uma pessoa que pudesse lutar e representá-los”, destaca.

Após algumas reuniões, Berenice, compreendeu a importância da sua função, depois dos resultados que as reuniões estavam dando. “As reuniões são muito fundamentais, pois permitem um vínculo com personalidades importantes da segurança pública. A comunidade evoluiu bastante e eu consegui me formar, hoje sou gestora pública,” comenta.

Neste ano, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu 32 reuniões com representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) em 15 regiões da capital e região metropolitana de Fortaleza, beneficiando cerca de mil integrantes. Além disso, foram programadas cinco viagens para solenidades de posse nos municípios de Potengi, Aiuaba, Crato, Bela Cruz e Crateús, bem como visitas técnicas às regiões do Sertão Central e do Interior Norte do Estado.