Nutricionistas da Casa de Cuidados promovem ação para conscientizar sobre a importância da hidratação

5 de maio de 2023 - 10:54 # # # # # #

Márcia Catunda - Ascom Sesa - Texto e foto

Equipe de Nutrição da Casa de Cuidados do Ceará promoveu, nos dias 3 e 4 de maio, uma atividade sobre a importância da hidratação

A água possui papel fundamental na qualidade de vida da população. E com o avanço da idade, o índice do líquido no organismo diminui consideravelmente, fazendo com que a desidratação ocorra de forma mais recorrente. Boa parte dos pacientes da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) é de idosos, por isso, a equipe de Nutrição promoveu, nos dias 3 e 4 de maio, uma atividade sobre a importância da hidratação.

“A falta de água no organismo pode causar infecção do trato urinário, constipação, desorientação e dificuldade de cicatrização. No caso dos idosos acamados, o risco é ainda maior. Por isso, o ideal é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia”, explica a nutricionista Bárbara Monteiro.

As profissionais orientaram que a falta de água no organismo pode causar infecção do trato urinário, constipação, desorientação e dificuldade de cicatrização

A ingestão de sucos e outras bebidas saudáveis também é uma aliada na dieta. Durante a dinâmica, as profissionais ofereceram água saborizada com limão, laranja e morango sem açúcar para degustação. “É uma estratégia para melhorar a oferta hídrica diária, principalmente quando se trata do público idoso, por este possuir maior dificuldade em realizar a ingestão adequada. Sucos, leite, chás e frutas ricas em água não substituem o consumo da água pura”, orienta Kelly Sales, também nutricionista da CCC.

As nutricionistas informaram que sucos, leite, chás e frutas ricas em água não substituem o consumo da água pura

A água saborizada com morango e limão possui ação anti-inflamatória, diurética e antioxidante. A bebida também pode ser preparada com outros ingredientes. “A combinação de limão, hortelã, pepino e água, por exemplo, tem ação diurética e digestiva. Já para fortalecer o sistema imunológico, pode-se utilizar a laranja. Se adicionar gengibre, também tem ação termogênica. O importante é manter o corpo hidratado”, afirma Monteiro.

Além de aprender mais sobre hidratação de forma leve e interativa, em um ambiente com decoração temática, o público presente ainda ganhou brindes.