Pefoce identifica corpo de homem que havia desaparecido de embarcação em Camocim

7 de maio de 2023 - 09:16 # # # # #

Ascom Pefoce - Texto

Um trabalho realizado por uma equipe da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) possibilitou a identificação de um homem que havia desaparecido de uma embarcação no município de Camocim – Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. A identificação do corpo da vítima foi possibilitada a partir de técnicas necropapiloscópicas aplicadas em comparação com o banco de dados da Pefoce.

O trabalho pericial, realizado por uma equipe de auxiliares de perícia do Laboratório de Impressões Necropapiloscópicas (LIN) da Pefoce em Sobral e confirmado pela equipe de Fortaleza, consistiu na aplicação de técnicas papiloscópicas para a coleta de impressões digitais do corpo localizado. Foi aplicada a técnica de necropapiloscopia, que possibilitou a “leitura” dos desenhos na ponta dos dedos do indivíduo.

Com isso, a equipe da Pefoce conseguiu realizar a comparação das informações colhidas com as do banco de dados da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB). A partir da aplicação das técnicas e da comparação dos dados da base civil, a equipe da Pefoce identificou o corpo como sendo de um homem de 51 anos, tripulante de uma embarcação que havia desaparecido no último dia 28 de abril, em Camocim.

Importância do cadastro civil

A Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas da Pefoce ressalta a importância da atualização das informações no cadastro civil, que é feita a partir da emissão de documentos como Carteira de Identidade ou Registro Geral (RG), atividade atribuída à Pefoce. A atualização das informações possibilita a manutenção de uma base de dados atualizada para os casos em que seja necessário o trabalho da Perícia.