Porto Iracema das Artes abre inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica

8 de maio de 2023 - 17:00 # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Alan Sousa e Micaela Menezes - Foto

Todos os cursos são gratuitos; 160 vagas estão disponíveis, sendo metade delas reservadas para ações afirmativas

Estão abertas, desde sexta-feira (5), as inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Ao todo, são 160 vagas nos cursos de Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas, sendo 50% destinadas para ações afirmativas. O público preferencial são estudantes de escolas públicas, cursando ou recém-formados no Ensino Médio e não há pré-requisito de experiência anterior. Todas as formações são gratuitas.

As inscrições vão até o dia 25 de maio por meio de formulário on-line. As turmas de 2023 integram a 11ª edição do Programa de Formação Básica, que ao longo dos dez anos que a Porto Iracema completa neste ano, recebeu mais de 14 mil matrículas nos diversos módulos oferecidos em cada curso.

Inscreva-se clicando AQUI

Dividido por módulos, os cursos básicos da Escola propõem um estudo das noções fundamentais das linguagens artísticas e debates que envolvem a existência e autoafirmação de jovens na atualidade. A formação será guiada pela temática da Escola em 2023, “Poéticas do Tempo Presente”. As pessoas inscritas nos cursos irão realizar experimentos de criação partindo de suas próprias singularidades, territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social.

O coordenador geral do Programa de Formação Básica, Edilberto Mendes, detalha a experiência. “Nossas formações são sempre articuladas com experimentos de criação e enfatizando as relações entre as artes e a vida em coletividade. A proposta é promover o encontro com artistas de diferentes contextos, que propicie o contato com uma diversidade de técnicas, materiais e gestos de criação”, diz.

Para todos os cursos serão adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias. Nas últimas dez edições, 500 formadores passaram pelo Programa de Formação Básica da Porto, mediando a experiência artística dos estudantes.

Processo seletivo

Composto por duas fases, o processo seletivo ocorre do dia 31 de maio a 12 de junho. Na primeira etapa, até o dia 30 de maio, acontece a análise dos formulários de inscrição, em seguida, entre 31 de maio e 2 de junho, serão realizadas as entrevistas com os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 5 de junho no site da Escola. O início das atividades está previsto para o próximo dia 12 de junho. As pessoas interessadas só podem se inscrever em apenas 1 (um) dos percursos.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para a 11ª edição do Programa de Formação Básica, com ofertas de cursos em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas
Onde: formulário de inscrição disponível AQUI
Quando: de 05 a 25 de maio

Divulgação do resultado da primeira etapa: 30 de maio
Segunda etapa (entrevistas): 31 de maio a 02 de junho
Divulgação do resultado final: 05 de junho
Matrículas: 06 e 07 de junho
Início das atividades: 12 de junho
Gratuito e aberto ao público