Dia das Mães no Mercado: samba, chopp e delícias da gastronomia cearense compõem programação do equipamento

9 de maio de 2023 - 16:40 # # # #

Gabriela Farias - Ascom Instituto Mirante - Texto
Divulgação - Foto

Ao som da sambista Gabi Nunes, o local contará com Feira de Empórios e opções para almoço especial

Ressoando alegria com samba, chopp gelado e as delícias da culinária cearense, o Mercado AlimentaCE promove uma programação mais que especial para celebrar o Dia das Mães. Neste domingo (14), das 9h às 15h, o equipamento da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante, contará com as tradicionais feiras gastronômica e agroecológica e retorna com a feira de empórios. A partir das 13h, o som fica por conta da cantora Gabi Nunes, trazendo ao palco projeto solo com os maiores clássicos do samba. É festa para comer, beber e dançar.

De acordo com Marina Araújo, diretora do Mercado AlimentaCE, a ideia da programação é trazer à gare da Estação das Artes tudo o que um domingo feliz pode ter. “Boa comida, boa música e boa bebida. Tudo isso regado ao clima gostoso que só o nosso Mercado pode proporcionar”, celebra a gestora.

Com antepastos, geleias, conservas, queijos, blend de chás e espumante, a feira de empórios reunirá expositores trazendo a qualidade e o sabor de produtos locais. Integram a curadoria as marcas The Pott, Chagran, Mata Branca Queijos Artesanais, El Chimichuri e Cauina.

Ainda neste domingo, a comedoria se junta à feira agroecológica e passam a oferecer, além do cardápio habitual, opções de café da manhã, como cuscuz, tapioca, caldo e outras delícias. O Café das Manas chega à gare da Estação das Artes com cafés especiais e cookies artesanais para adoçar o domingo.

Os amantes de pratinho se deliciam na Cozinha do Deyme, do cozinheiro Deyme Gonçalves, com opções como vatapá de frango, strogonoff de carne e uma deliciosa feijoada. E, para o público que adora as frutas da estação, o Sorvete da Reserva traz os sabores de uma agrofloresta com a refrescância do sorvete totalmente vegano.

A comedoria conta ainda com pratos típicos de outras regiões como o Acarajé da Murá e as delícias do Soul do Pará. Entre os expositores da feira gastronômica, estarão Senac, Pipoca do Leandro, Odília Diversos e Delícias da Karlota, com opções veganas para o público.

De cerveja gelada aos drinks leves, as bebidas estão garantidas com o Chopp to Go e o Bar Literário, que chega da Praça dos Leões ao Mercado trazendo opções refrescantes como mimosa, aperol, mojito, caipirinhas e muito mais.

Sobre o Mercado AlimentaCE

O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e salvaguardar a gastronomia e cultura alimentar cearense, com sua diversidade e origem. Conta com seis restaurantes em ocupação temporária e, em breve, terá uma loja de produtos alimentícios tipicamente cearenses.

Integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante.

Serviço

O que: Comida, samba e chopp: celebrando as mães no Mercado AlimentaCE
Quando: Domingo, 14 de maio, de 9h às 15h
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro, dentro do Complexo Cultural Estação das Artes)
Entrada Gratuita