Em sua penúltima edição, Circula Ceará chega a Viçosa do Ceará

9 de maio de 2023 - 16:26 # # #

Ascom Secult - Texto e foto

Com atividades já nesta terça-feira (9), o Circula chega à macrorregião da Serra de Ibiapaba com a proposta de descentralizar a arte e a cultura, por meio de uma vasta programação formativa, artística e institucional, gratuita e aberta ao público.

Em sua 14ª edição, o Circula Ceará, projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega a Viçosa do Ceará, na região da Serra de Ibiapaba, para promover diversas ações e a circulação de artistas e grupos cearenses, com cinco dias de intensa programação cultural e artística. Com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, a cidade recebe espetáculos de dança, teatro, circo, oficinas artísticas, debates e muita cultura.

O Circula Ceará possibilita, a cada edição, o debate sobre políticas culturais, muita fruição artística, e dá continuidade às ações de difusão cultural em nosso Estado. A abertura oficial em Viçosa ocorre na quarta-feira (10), às 18h30, no Teatro Pedro II, com a recepção da Banda de Música Municipal de Viçosa do Ceará e apresentações culturais da cidade. Além da abertura oficial, a noite terá também a abertura da exposição “Fotos-Sínteses – Recado Para o Mundo que Vem”, por Galba Nogueira, no Mercado Central de Viçosa do Ceará. A exposição é resultado de um percurso com quase uma década, se configurando em uma ideia visual, ambiental e educativa. As obras trazem à tona o contraste, revela as paisagens e os efeitos da interação humana.

Sobre o Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará.

O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). A produção é da Assum Preto Produções.

Em Viçosa do Ceará, o Circula conta também com o apoio das equipes do Viçosa-Prev, do Teatro Pedro II, da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará.

Próximas atividades do CIRCULA CEARÁ | 2023

Calendário dos espetáculos e atividades artísticas

10 a 13/05 – Viçosa do Ceará – Serra da Ibiapaba

Confira a programação completa do Circula Ceará em Viçosa do Ceará

24 a 27/05 – Camocim – Litoral Norte