Residência Multiprofissional: Turma X compartilha aprendizados em mostra de vivências em Saúde

9 de maio de 2023 - 15:05 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP-CE - Texto
Raiane Ferreira - Foto

Os cerca de 400 profissionais residentes realizarão uma mostra conjunta partilhando os principais resultados alcançados ao longo dos últimos dois meses

Após um período de intensas trocas e aprendizados vivenciados nos equipamentos de saúde de 24 municípios cearenses, os residentes da turma X do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde (Resmulti), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), iniciaram nessa segunda-feira (8) as atividades da Mostra de Vivências de Territorialização em Saúde. O evento ocorre na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace).

Ao todo, os cerca de 400 membros da turma realizarão uma mostra conjunta para partilhar os principais resultados alcançados ao longo do Módulo Integrador I: Território e Saúde, iniciado ainda em março deste ano, período em que os estudantes ingressaram enquanto Residentes 1 (R1).

Uma dessas profissionais foi Mariza Cavalcante. Residente de Saúde da Família no município de Tauá, ela conta que o processo de territorialização foi essencial para a aproximação dos profissionais com seus territórios de Saúde. “Tem sido uma experiência que me proporcionou um novo olhar. Sempre atuei na esfera privada e poder me aproximar das pessoas e conhecer as particularidades de cada cidade tem sido enriquecedor para mim”, atesta.

Ao longo das últimas cinco semanas, os residentes realizaram uma aproximação com as dinâmicas operacionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e mapearam alguns dos principais equipamentos sociais dos municípios. Essa interação se torna fundamental para o alinhamento e para a execução dos trabalhos junto às unidades de saúde e instituições sociais presentes nas localidades onde estarão inseridos nos próximos dois anos.

As atividades de encerramento do módulo formativo permitem, a partir desta troca, uma compreensão do que seria esse “território-vivo” pelos residentes

O resultado desse processo se consolida na mostra a partir de uma série de atividades compostas por apresentações de banners eletrônicos, encenações, números de teatro e de cordel, intervenções junto a artistas dos cenários de prática, entre outras manifestações.

A programação de encerramento do módulo formativo permite, a partir desta troca, uma compreensão do que seria esse “território-vivo” composto por cada cenário e as etapas vivenciadas pelos especializandos na caminhada acadêmica.

“Todos os gestores e profissionais presentes passam a olhar para esse território, também, sob o ponto de vista daquelas pessoas que acabaram de entrar [nele]. A troca ocorre a partir daquele que está acostumado, que gerencia e atua na Saúde há muito tempo e de alguém que acabou de chegar”, reflete Valesca Souza, tutora do Componente Hospitalar da Resmulti.

A agenda de apresentações da Mostra de Vivências de Territorialização em Saúde segue nesta terça (9) e quarta-feiras (10), na sede da Unipace, sempre a partir das 8 horas da manhã. Concluído esse processo, os especializandos iniciarão o módulo Construção do Conhecimento Parte I – Introdução ao Trabalho de Conclusão de Residência.