Secretária da Igualdade Racial será madrinha em programa de desenvolvimento de lideranças negras e indígenas no setor público

9 de maio de 2023 - 14:53 # # # #

Sara Sousa - Ascom SEIR - Texto e foto

A secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira, foi convidada para ser madrinha da segunda turma do Programa Ubuntu – “Desenvolvendo Lideranças Negras e Indígenas no Setor Público”. Zelma Madeira foi aluna na primeira turma, em 2022, quando estava como assessora especial de acolhimento aos movimentos sociais, no Governo do Estado. A formação é uma iniciativa da Vetor Brasil, com objetivo de apoiar o desenvolvimento de profissionais públicos negros e indígenas que fazem gestão de time e querem desenvolver ações antirracistas em seus órgãos. A aula inaugural com a participação de Zelma Madeira ocorre nesta quarta-feira (10).

O convite para amadrinhar a segunda turma foi “aceito com muita honra”. Conforme a secretária, a formação lhe oportunizou importantes encontros e formação de redes, teóricas, metodológicas e afetivas com gestores negros e indígenas de diversas áreas do setor público do País. Em sua experiência como gestora e intelectual das questões étnico-raciais, Zelma Madeira conta que a formação foi bastante enriquecedora por todo o conteúdo proposto, mas, principalmente, pela diversidade do público e relações criadas.

“Eu me animei muito em participar da formação, pois, como uma mulher negra e, inicialmente, gestora da política da igualdade racial, eu me ressentia de um isolamento, de uma falta de interlocução. Eu não tinha outras mulheres negras e homens negros dentro do serviço público que trabalhava com a política de igualdade racial. Depois, mesmo numa outra política, de participação social e controle social das políticas, eu não encontrava pares para que eu pudesse dividir aquelas minhas angústias”, conta.

Momento importante

A primeira turma do Programa da Ubuntu ocorreu durante um período muito importante para as políticas de promoção da igualdade racial do Ceará. Ao término da formação, Zelma Madeira apresentou um projeto de intervenção voltado para o Assessoramento e Monitoramento das Políticas de Cotas, em especial a lei 17.432, de 2021. Trata-se da lei estadual que destina 20% das cotas para pretos e pardos (população negra) nas seleções e concursos do serviço público do Ceará.

Zelma Madeira avaliou como enriquecedora a experiência da formação e a oportunidade das discussões e partilhas na etapa de apresentação dos projetos. “Esse momento de imersão foi valioso e necessário quando se deseja uma transformação profunda no serviço da administração pública. Para que nós possamos fazer o exercício das nossas profissões com liderança, que é diferente do agir como ‘mero gestor’. Liderança por se ter o reconhecimento social, ter empatia com seu time, ver a capacidade de cada pessoa, identificando e respeitando as potencialidades individuais com boa comunicação.” concluiu.

O curso

Os participantes do programa “Desenvolvendo Lideranças Negras e Indígenas no Setor Público” têm suas trajetórias impulsionadas, por meio de trilhas formativas focadas em habilidades socioemocionais, gestão de pessoas, liderança adaptativa e mentorias coletivas, além de conectar os profissionais a uma rede para apoiar sua jornada de desenvolvimento como liderança representativa no setor público.

O programa é on-line e gratuito e tem duração de 6 (seis) meses. Ao final, os participantes terão fortalecido competências essenciais para lideranças, consolidando a participação de profissionais negros na tomada de decisão em governos e transformando sua cultura organizacional por meio da diversidade como referência e o combate ao racismo.