Últimos dias para visitar exposição “Negros na Piscina” na Pinacoteca do Ceará

9 de maio de 2023 - 14:41 # # # #

Gabriela Farias - Ascom Instituto Mirante - Texto
Marília Camelo - Foto

Com 210 obras de cerca de 60 artistas de várias partes do País, mostra fica em cartaz até próximo domingo, 14 de maio, com entrada gratuita

A exposição “Negros na Piscina” se despede da Pinacoteca do Ceará no próximo domingo (14). Concebida para o Fotofestival Solar, realizado em dezembro de 2022, a mostra já recebeu mais de 60 mil visitantes e ocupa o Pavilhão 1 do museu, com 210 obras de cerca de 60 artistas brasileiros. O acesso à exposição é gratuito, de quinta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, de 10h às 18h.

Com curadoria de Moacir dos Anjos e Fabiana Moraes, “Negros na Piscina” remete a uma imagem de subversão, “à presença possível de certos corpos em espaços a eles não destinados na história do Brasil”, enfatizam os curadores. Por meio de diferentes linguagens artísticas, a exposição propõe uma outra paisagem social e afetiva do País em que pessoas pretas, indígenas e travestis são retratadas em situações de trabalho, festa, gozo e segurança.

A “piscina” do título, de acordo com o texto dos curadores, resume a vontade e a precisão de um levante contra interdições e o impedimento a uma vida plena, fruto de séculos de colonização e de seus desdobramentos.

Entre os trabalhos reunidos na exposição, há obras dos cearenses Efrain Almeida, Felipe Camilo, Haroldo Saboia, Julio Souza e do coletivo Terroristas del Amor, formado por Dhiovanna Barroso e Marissa Noana. Artistas como Arthur Bispo do Rosário e Walter Firmo também compõem a exposição, que traz ainda nomes como Renata Felinto, João Bertholini, Géssica Amorim e Marlon Diego.

Sobre a Pinacoteca

A Pinacoteca do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult -­ CE) e é gerida pelo Instituto Mirante. Inaugurada em dezembro de 2022, tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Últimos dias da exposição “Negros na Piscina”
Quando: De quinta (11) a sábado (13), das 12h às 20h, e domingo (14), das 10h às 18h
Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro)
Gratuito
Classificação indicativa: Crianças a partir dos 12 anos, acompanhadas dos pais.