Hias realiza semana de atividades alusivas ao Dia Internacional de Doação do Leite Humano

10 de maio de 2023 - 15:07 # # # #

Ana Lídia Coutinho - Texto e foto
Arthur Sousa - Arte gráfica

Em 2022, o BLH do Hias recebeu um total de 1.012.170 litros de leite humano e atendeu 1.557 doadoras

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), entre 15 e 19 de maio, uma programação alusiva ao Dia Internacional de Doação do Leite Humano, celebrado na sexta-feira (19).

As atividades iniciam na segunda-feira (15), com um estande e a panfletagem de material informativo na entrada principal do Hias. Na terça-feira (16), além da entrega dos panfletos, as equipes farão abordagens educativas nos blocos do hospital.

Em seguida, no dia 17, o neonatologista Fernando Benevides e a nutricionista Thais Torquato farão palestra sobre a importância da doação de leite humano, no Auditório B, no Centro de Estudos. Além disso, os estagiários de Farmácia também irão expor um banner temático no local.

No dia 18, ocorrerá a inauguração do Posto de Coleta de Leite Humano César Cals, que funcionará na unidade básica de saúde de mesmo nome. Com o novo espaço, o BLH do Hias passará a contar com uma rede de 18 postos de coleta. Também haverá panfletagem nas unidades internas e na emergência da instituição.

Encerrando a programação, na sexta-feira (19), será promovida uma roda de conversa com as mães acompanhantes de pacientes, tratando sobre promoção, apoio e proteção ao aleitamento materno. O diálogo acontecerá na Cidade da Criança.

Alimento protetor

Essencial para a saúde dos bebês, o leite materno humano contém anticorpos e nutrientes que protegem contra doenças e ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico. No entanto, nem todas as mães conseguem produzir leite suficiente ou estão disponíveis para amamentar, conforme a coordenadora do BLH do Hias, Erandy de Freitas.

“O leite doado passa por rigorosos processos de pasteurização e controle de qualidade para garantir sua segurança e eficácia. Por isso, é importante que as mulheres que amamentam e têm leite excedente se sensibilizem e contribuam, pois a doação se torna fundamental para salvar a vida de bebês que dependem dessa fonte de nutrição”, destacou.

Saiba mais

O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin está vinculado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, considerada a maior e mais complexa do mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e possui o diferencial de ser implantado em uma unidade hospitalar pediátrica de alta complexidade. Sua equipe é composta por pediatra, enfermeiras, farmacêuticas/bioquímicas, técnicas de laboratório, auxiliares, atendentes e técnicas de Enfermagem, totalizando 18 profissionais.

O equipamento presta atendimento especializado 24h a puérperas e lactantes com dificuldades para amamentar, faz a preparação com as gestantes e realiza orientações para mães doadoras. Além disso, recebe doações de frascos de vidro com tampa de plástico para o acondicionamento do leite humano cru e pasteurizado.

Em 2022, o BLH do Hias recebeu um total de 1.012.170 litros de leite humano e atendeu 1.557 doadoras. A unidade também forneceu leite humano a 499 bebês, entre os quais estavam prematuros classificados como crianças de muito ou extremo baixo peso.