Sema realiza curso de capacitação sobre arborização em Unidade prisional de Pacatuba

10 de maio de 2023 - 16:59 # # # #

Ascom Sema - Texto e foto

Nesta quarta, dia 10 de maio, ocorreu, na Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, a capacitação para os detentos da Unidade, sobre arborização em ambientes urbanizados. O curso foi ministrado pelo técnico da Célula de Políticas de Flora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Christopher Morais.

Os detentos aprenderam sobre as vantagens de se plantar árvores; as legislações que protegem o meio ambiente; o que são espécies nativas, exóticas e exóticas invasoras; como e onde plantar levando em consideração fiação, espaçamento (postes, placas, entre espécies etc.); quais plantas são indicadas para plantio por porte de altura (pequeno, médio, grande porte e palmeiras); os instrumentos legais que trazem a listas dessas espécies, como o Manual de Arborização de Fortaleza, a Instrução normativa 05/2021 – Lista de espécies recomendadas para ações de florestamento e reflorestamento no Estado do Ceará –, bem como a Portaria 155/2022, que trata sobre a espécies exóticas invasoras.

A capacitação gerou um debate bastante enriquecedor sobre os usos de espécies nativas, a supervalorização de espécies exóticas e, também, sobre a problemática do besouro-metálico, que ataca plantas como a monguba e a paineira. Christopher Morais informa que essa parceria com a Unidade Prisional de Pacatuba vem acontecendo desde o ano de 2022, com capacitações sobre horta, produção de mudas, plantio, “que permitem aos detentos conhecimentos teóricos e práticos sobre assuntos do meio ambiente que podem contribuir no mercado de trabalho”.