Aladyr e Cagece realizam Olimpíadas da Água Brasil 2023

11 de maio de 2023 - 12:14 # # # # #

Ascom Cagece - Texto

A Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), realiza, entre os dias 11 e 19 de maio, a terceira edição das Olimpíadas da Água Brasil 2023. O evento prevê quatro encontros virtuais que serão realizados via Zoom e sua programação tem o objetivo de despertar o interesse e levar conhecimento sobre dessalinização, reúso e tratamento de água e esgoto para alunos de escolas públicas e privadas do Brasil.

Mais de 3.400 crianças e jovens do país, com idade de 10 a 14 anos, participarão da programação que contará com palestras e testes de curiosidade com perguntas sobre os seguintes temas que serão abordados a cada encontro: “Pegada hídrica e qualidade da água”, “Reúso de Água”, “Dessalinização de água” e “Como a água chega em nossas casas”.

Das 38 instituições de ensino inscritas e que participarão das Olimpíadas, 19 são escolas públicas do Ceará. A Cagece, como aliada estratégica da Aladyr no estado, além de sensibilizar as escolas para participarem das Olimpíadas, também fará parte da programação com a palestra do engenheiro da companhia, Raúl Tigre, sobre o caminho das águas.

Sâmia Andrade, coordenadora de Responsabilidade Social da Cagece, explica que a parceria da companhia com a Aladyr surge a partir do projeto de dessalinização em execução no estado do Ceará. “Essas Olimpíadas são ações que irão nos ajudar a inserir esse tema na nossa sociedade, despertar a curiosidade das pessoas, mostrando que essa é uma alternativa possível no nosso estado e que estamos caminhando para garantir uma maior segurança hídrica aos cearenses”, afirma.

Premiação

As Olimpíadas da Água, realizadas pela Aladyr desde 2020, contam com programação anual em duas edições: América Latina e Brasil. Nessa terceira edição nacional, serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar com certificado de reconhecimento pela participação. Além disso, o evento vai garantir ainda a divulgação dos vencedores na edição da Revista digital “Águas Latinoamérica”.