Entidades cadastradas no Mais Nutrição recebem alimentos doados em campanhas de secretarias estaduais

11 de maio de 2023 - 15:06 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

“Quem tem fome tem pressa”, lembrou a titular da Secretaria da Proteção Social (SPS), Onélia Santana, na manhã desta quinta-feira (11), durante a entrega simbólica das mais de seis toneladas de alimentos, doados por meio das Campanhas do Ingresso Solidário e da Polícia Civil, que arrecadaram 207 quilos de leite. “A SPS vem ampliando mais e mais as doações de alimentos através do Mais Nutrição, e com o apoio da Secretaria da Cultura e da Polícia Civil estamos levando comida para o prato de mais de 29 mil pessoas atendidas pelas 134 entidades credenciadas ao Programa Mais Nutrição”, destacou a secretária.

Presente na entrega das doações de alimentos, a primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, ressaltou que o Mais Nutrição tem sido muito importante na missão de combater e erradicar a fome no Ceará. “Esse movimento de arrecadar alimentos nos equipamentos culturais e através de outras secretarias de Estado é uma forma de fortalecermos essa rede que atua unida para levar alimentos para a mesa dos cearenses mais vulneráveis. Combater a fome é prioridade dessa gestão, tanto que no Programa Ceará Sem Fome vamos atuar com três frentes de ação: a distribuição de um cartão alimentação, a criação de uma rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeição (USPRs) e a distribuição de itens de gênero alimentício, de higiene e limpeza, entre outros”, frisou Lia de Freitas.

Pensando o Bem

Coordenador operacional do Instituto Pensando o Bem, Leandro Silva atua no bairro Vila Velha, na Comunidade do Inferninho. “É muito importante essa ação de hoje porque vamos destinar esses alimentos exclusivamente às 12 famílias da favela do inferninho que vivem em situação de extrema pobreza. Esses alimentos vão garantir a alimentação deles pelas próximas semanas e isso acalenta o nosso coração”, desabafa Leandro, que atende através do Instituto Pensando o Bem, um total de 560 famílias.

Presente no evento, a secretária de Cultura do Estado, Luisa Cela, destacou que a cultura veio somar forças junto com a SPS e a Defesa Civil por um Ceará sem fome. “A Campanha Ingresso Solidário é extremamente importante para nós que estamos à frente da Secult, no sentido de que através da arte e da cultura estamos levando alimentos para as casas que mais precisam e contribuindo com a segurança alimentar do nosso Estado”, reiterou Luisa Cela, que arrecadou seis toneladas de alimentos através da Campanha do Ingresso Solidário, que é uma ação de arrecadação e doação de alimentos nos eventos culturais da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, ressaltou que a parceria entre as secretarias mostra que erradicar a fome é uma força-tarefa na qual o Governo do Ceará se compromete integralmente. “Essas doações mostram o compromisso desse governo com os cearenses, e nós, que fazemos a SSPDS queremos reforçar nosso compromisso para que juntos possamos combater a fome no Ceará”, reiterou Samuel Elânio. A SSPDS doou 207 quilos de leite para entidades beneficiárias do Mais Nutrição. Os produtos foram arrecadados durante uma corrida de rua, que marcou o aniversário da de 215 anos da instituição.

Claudiane Paiva é representante do Hospital Infantil Filantrópico (SOPAI). “O SOPAI trata e acolhe crianças e jovens, de 0 a 17 anos, por meio do SUS e nosso trabalho só é possível porque recebemos doações como esta, que nos possibilitam oferecer seis refeições por dia para nossos pacientes e seus acompanhantes. Atualmente, estamos com 449 leitos no SOPAI e para conseguirmos levar um atendimento humanizado e digno nós temos contado com as doações do Mais Nutrição, que têm feito total diferença na vida de cada criança e adolescente que hoje necessita dos serviços do SOPAI”, complementou Claudiane Paiva.