Governador Elmano de Freitas recebe prefeito de cidade chinesa em reunião sobre investimentos e estreitamento de laços

11 de maio de 2023 - 21:34 # # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Fotos

O governador Elmano de Freitas recebeu no Palácio da Abolição, na noite desta quinta-feira (11), o prefeito da cidade chinesa de Xiamen, Huang Wen Hui, para discutir sobre futuros investimentos. O prefeito de Xiamen, em viagem pelo Brasil, já anunciou R$ 5 bilhões em acordos comerciais com empresas nacionais.

Agradecido pela presença do prefeito chinês em Fortaleza, o governador ressaltou que esse já é um resultado da visita do presidente Lula à China. “Essa é uma nova etapa de relacionamento entre os povos. A visita permite discutir parcerias em áreas de inovação e tecnologia”, explicou Elmano de Freitas.

Há mais de 20 anos, o estado de Fujian, onde está localizada a cidade de Xiamen, é considerado “estado irmão” do Ceará, o que torna ainda mais significativa essa parceria. “Já vamos ter visita de médicos nossos na China, para fazer intercâmbio na área de telemedicina, e eles também têm interesse no setor de transplante de órgãos, do nosso Hospital de Messejana”, pontuou. Além disso, Elmano destacou que durante a reunião foi discutido o interesse de aperfeiçoamento na área educacional cearense, em relação  à experiência chinesa, “aprendendo e também adaptando à nossa realidade”, completou.

Também presente na reunião, a secretária de Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros, ressaltou a importância dessa visita. “Desde que o governador Elmano assumiu, o estado de Fujian tem manifestado interesse de vir aqui. Essa parceria entre Xiamen e Fortaleza vem fortalecer os laços já existentes entre estados irmãos, o Ceará e Fujian. Então, é sempre muito positiva essa aproximação”, finalizou a secretária.

O Ceará já tem histórico de parceria com a China, por meio de protocolos e acordos nos setores de desenvolvimento econômico, infraestrutura, turismo e esporte, educação, saúde, segurança e, mais recentemente, na área de energia limpa.