Surf Salva: CBMCE certifica instrutores e alunos do programa Juventude na Onda

12 de maio de 2023 - 10:49 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Projeto Surf Salva, realizou, na manhã dessa quinta-feira (11), a outorga da certificação aos alunos e instrutores do Programa Juventude na Onda, no salão nobre do Comando-Geral do CBMCE. A cerimônia recebeu o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria Municipal da Juventude.

O projeto Surf Salva é uma ação do Corpo de Bombeiros que tem como objetivo, ensinar aos surfistas várias formas de salvamento e de aplicação do suporte básico de vida. O curso tem duração de três dias e carga horária total de 12 horas. Nos encontros, são repassadas técnicas de salvamento aquático com uso da prancha de surf, informações sobre seis tipos de grau de afogamentos e como aplicar os primeiros socorros em cada grau, concluindo com um simulado de resgate no mar e aplicação das manobras de ressuscitação até a chegada do socorro especializado.

Em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, o curso do CBMCE foi ministrado para adolescentes do projeto Juventude na Onda. As aulas foram divididas em três turmas entre março e abril deste ano. Os alunos concludentes foram agraciados com o certificado do Surf Salva.

Juventude na Onda

O Juventude na Onda é um programa de apoio financeiro a escolinhas de surf e bodyboarding para atender jovens por toda a orla de Fortaleza, com mais de 300 beneficiários. Em 2021, a iniciativa ampliou sua atuação de 13 para 20 escolinhas. Além disso, foram selecionados 20 instrutores e 20 monitores para ministrar as aulas.