Ceará encerra participação na World Hydrogen 2023 com três acordos assinados

13 de maio de 2023 - 09:41 # # #

Yanna Guimarães - Ascom Complexo do Pecém - Texto

O evento, que é um dos maiores de hidrogênio do mundo, é realizado em Roterdã, nos Países Baixos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Complexo do Pecém e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), encerrou nesta sexta-feira (12) sua participação na World Hydrogen 2023, em Roterdã, nos Países Baixos, com três memorandos de entendimento (MoUs) assinados. Agora são 30 no total.

“Esse evento é uma vitrine para as empresas que ainda não conhecem nosso projeto. Concluímos nossa participação muito satisfeitos porque conseguimos três novos MoUs e estamos posicionando o Pecém e, por que não dizer, o Nordeste e o Brasil como referência internacional na cadeia produtiva de hidrogênio verde”, detalha o presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo.

A World Hydrogen é uma das maiores feiras de hidrogênio do mundo. Na terça-feira (9), foi assinado o Platform Zero, entre o Complexo do Pecém e outras 13 instituições de cinco países. Na quarta (10), em evento simultâneo no Porto do Pecém, foi a vez do Green Hydrogen Corridor, entre Complexo do Pecém, AES Brasil, Casa dos Ventos, Nexway, Havenbedrijf Rotterdam, Fortescue e EDP. E nesta quinta-feira (11), foi a assinatura com a francesa Voltalia.

“Na edição deste ano, tivemos como ponto alto a participação on-line do primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, direto do Pecém, com o governador Elmano de Freitas. Ao mesmo tempo, a delegação cearense no Porto de Roterdã para assinarmos não só a parceria para implementação do corredor de hidrogênio verde entre Pecém e Roterdã, mas também e a iniciativa de portos verdes entre Brasil e Países Baixos”, ressalta Hugo.

Além dos acordos, foram realizadas diversas reuniões com possíveis futuros clientes. E a programação das palestras também contou com a participação do Complexo do Pecém. Hugo Figueirêdo participou da Sessão 13, que discutiu Corredores globais de comércio de hidrogênio: conectando fornecedores estabelecidos e novos a compradores globais (Pecém-Roterdã).