Unidades promovem Semana da Enfermagem com temática voltada à liderança no cuidado

13 de maio de 2023 - 10:34 # #

Ascom ISGH - Texto
Izabelle Azevedo - Foto

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realiza em suas unidades, de 12 a 19 de maio, a Semana de Enfermagem. Nos hospitais geridos pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), cujo tema da iniciativa é Enfermagem: voz que lidera o cuidado, serão promovidos minicursos e homenagens, por exemplo. A diretora-geral do Hospital Regional do Cariri (HRC), Demostênia Rodrigues, abriu o evento, nesta sexta-feira (12), com uma palestra virtual.

No Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), em Limoeiro do Norte, membros do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) promoverão, na segunda-feira (15), o debate Enfermagem: uma força para a saúde brasileira. Depois, a enfermeira Keka Abrantes se apresentou num show em formato stand up. Profissionais da área foram homenageados durante a programação.

Nos próximos dias, serão realizados minicursos com foco em liderança, no manejo de lesões e curativos, e sobre inserção e manutenção de dispositivos invasivos arteriais e venosos. Também haverão aulas de Farmacologia para Enfermagem e de cuidado de pacientes em situações críticas.

Refeições especiais

Para celebrar a data, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, oferecerá almoço e jantar especiais à categoria, com ornamentação do refeitório, além de exposição de fotos e vídeos dos colaboradores.

A unidade fará, ainda, a Gincana ACSA, em alusão à certificação internacional da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía, conquistada em 2021, com premiações para o setor com maior destaque.

Para o coordenador de Enfermagem do HRSC, Daniel Rodrigues, a programação é uma forma de reconhecimento à atuação dos trabalhadores. “São pessoas que desempenham um papel crucial no cuidado e na recuperação dos pacientes. Essas atividades buscam, portanto, homenageá-los, engajá-los, incentivando momentos de pertencimento. É uma maneira nossa de valorizarmos esses profissionais”, afirma.

Avanço científico na Enfermagem

Também nesta sexta-feira (12), houve a transmissão on-line do lançamento do II Encontro de Enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), previsto para o dia 24 de maio, no auditório do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), em Fortaleza. Na ocasião, os profissionais da área atuantes na UPAs apresentarão pesquisas de mestrado e/ou de doutorado que contribuem para o avanço científico.

Massoterapia e orientações nutricionais

No Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), situado na Capital, as ações iniciaram com apresentação musical, além de palestra magna com Roberta Meneses, professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Roda de conversa sobre liderança, diálogo acerca de curativos a vácuo e coffee break completaram o primeiro dia de evento.

No Helv, as ações iniciaram com apresentação musical, palestra e roda de conversa

Na próxima semana, serão oferecidas massoterapia e orientações nutricionais aos trabalhadores da Enfermagem, além de ação com maquiagem e fotografia.

Saúde para todos

No início desta semana, profissionais da Enfermagem do HGWA, em Fortaleza, participaram de reuniões sobre Comunicação, Protocolo Sepse, higienização das mãos e de abordagem sobre a atuação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Nessa quinta-feira (11), membros do Coren estiveram presentes no equipamento com o projeto Saúde para todos – cuidando de quem cuida, reunindo palestra, ventosaterapia e ginástica laboral.

Já nesta sexta-feira (12), o refeitório do local recebeu uma decoração para homenagear os colaboradores. Um painel com fotos foi montado para que enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem registrassem o momento.

“Reservamos uma semana dedicada a esses profissionais. Toda a programação foi pensada para eles”, destaca a coordenadora de Enfermagem do hospital, Verangella Azevedo.

Terapias manuais

Na segunda-feira (15), o HRC oferecerá, nos três turnos, terapias manuais de fisioterapia e massoterapia. No dia seguinte, às 14h, haverá apresentação das ações exitosas das equipes de Enfermagem na prevenção de lesão por pressão.

Na quarta-feira (17), nos turnos manhã e tarde, serão disponibilizados novamente os serviços de terapias manuais de fisioterapia e massoterapia.

A programação será encerrada no dia 18, no auditório do hospital, com as palestras Um dia técnico, hoje enfermeiro: trajetórias de sucesso, e Liderança no cuidado.

Promoção de bem-estar

Na segunda-feira (15), a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), na Capital, receberá, às 9h, o enfermeiro Francisco Thiago Santos, membro do Coren, para a palestra Enfermagem: uma força para a saúde brasileira.

No mesmo dia, das 14h às 19h, haverá um momento de promoção de bem-estar com consultora de empresa de cosméticos. Sessões terapêuticas de relaxamento serão oferecidas nos dias 16 e 17 de maio.

Empreendedorismo na Enfermagem

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, promoverá, de 16 a 18 de maio, a II Jornada de Enfermagem da unidade. No primeiro dia, haverá a palestra magna O poder e a Enfermagem: desvelando a dimensão política do cuidado, a ser conduzida pelo enfermeiro José Jeová Mourão Netto.

No segundo dia, serão realizadas palestras sobre empreendedorismo na Enfermagem, mediadas pela coordenadora de Enfermagem da Emergência Adulto, Francisca Kelce Matias Machado, além de exposição de estandes de empreendedores da área.

No último dia, haverá a mesa redonda Protagonismo da Enfermagem na Gestão Hospitalar, com mediação da coordenadora-geral de Enfermagem do HRN, Juliana Veras Araújo Pinto.

O evento terá, ainda, apresentação de trabalhos científicos e minicursos de temáticas diversas. “Será uma oportunidade de proporcionar discussões transversais na Enfermagem, trazendo temas como Empreendedorismo e Gestão”, diz Pinto.