Com nomes de referência na Gestão em Saúde, ESP/CE oferta curso sobre manejo das arboviroses

15 de maio de 2023 - 16:11 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP - Texto
Deborah Muniz - Arte Gráfica 

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza, neste mês de maio, duas oficinas com foco no Manejo Clínico e Diagnóstico Laboratorial de Arboviroses.

Inscrições

As capacitações, ofertadas pela Gerência de Educação Permanente em Saúde (Geduc) da autarquia estadual, serão ministradas por alguns dos principais nomes da gestão em Saúde do Ceará e especialistas de referência no campo das arboviroses no Estado. Entre os facilitadores dos encontros, estão o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antônio Silva Lima Neto (Tanta), e o consultor em Infectologia da ESP/CE, Keny Colares.

Podem participar da formação, profissionais da rede assistencial e laboratorial do Ceará, envolvidos ou não no atendimento a indivíduos com suspeita de arboviroses. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 19 de maio, preenchendo o formulário on-line na página da seleção.

O projeto tem como principal objetivo o treinamento de trabalhadores da Saúde para a identificação, estratificação de risco e manejo clínico de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de arboviroses e qualificar os processos de notificação, vigilância e acesso ao diagnóstico laboratorial dessas condições clínicas.

Os conteúdos da capacitação incluem tópicos sobre introdução às doenças febris agudas; utilização da ferramenta e-SUS no manejo clínico da Atenção Primária; além de conceitos sobre vigilância laboratorial das arboviroses.

Os encontros ocorrerão na modalidade remota em dois momentos. As aulas serão transmitidas pelo canal oficial do You Tube da ESP/CE nos dias 24 e 31 de maio, a partir das 19 horas. A carga horária total será de oito horas.

Mais informações

Telefone: (85) 3101-1405
E-mails: lygia.lima@esp.ce.gov.br ou nayara.cabral@esp.ce.gov.br

Serviço

Curso Manejo Clínico e Diagnóstico Laboratorial de Arboviroses
Dias: 24 e 31 de maio de 2023
Hora: 19h
Transmissão das aulas: Canal da ESP/CE no Youtube