Corpo de Bombeiros resgata vítima presa às ferragens no Cariri

15 de maio de 2023 - 17:08 # # # #

Ascom CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, na tarde desse domingo (14), uma vítima de acidente de trânsito em Juazeiro do Norte, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. O incidente ocorreu na CE-293, a caminho do município de Missão Velha, e o homem foi resgatado consciente e orientado, sem graves ferimentos aparentes.

Por volta das 15h, a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou uma guarnição de salvamento dos bombeiros militares para atender uma ocorrência na rodovia estadual. Um transeunte estava passando pelo local, quando um veículo avançou o sinal e veio a colidir com um segundo carro.

Os bombeiros se deslocaram até o local informado, se deparando com uma vítima presa às ferragens. O homem estava consciente, orientado e sem ferimentos graves aparentes. O resgate utilizou o kit de desencarceramento e, após imobilização, a vítima foi conduzida a uma unidade hospitalar por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Kit de desencarceramento

O desencarceramento é uma operação de salvamento e resgate que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima das ferragens. O equipamento utilizado, conhecido como desencarcerador, é capaz de retirar vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves, ou quaisquer outros ambientes.

O corte, ou expansão, da estrutura metálica é promovido por meio de um motor hidráulico, normalmente acomodado numa viatura de Busca e Resgate do CBMCE.