Dez banhistas são salvos pelo CBMCE na Praia do Futuro nesse domingo (14)

15 de maio de 2023 - 17:09 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e foto

Equipes da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ª CSMar/BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram dez resgates de banhistas durante esse domingo (14). Os salvamentos contaram com o apoio do Posto de Guarda-vidas 11 (PGV11) e de uma motocicleta aquática, que atuou nos salvamentos na região da Praia do Futuro – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

As ações ocorreram também no Caça e Pesca, onde o Rio Cocó se encontra com o mar. Os bombeiros militares atuaram em dois salvamentos triplos, totalizando seis vidas salvas, de idades entre 12 e 24 anos de idade. Além de um salvamento duplo, sendo de uma criança de dez anos e de um homem de 43 anos. As equipes realizaram ainda dois salvamentos simples, de um adolescente de 12 anos, natural de Teresina (PI), e um outro, de uma criança de dez anos. Em um dos resgates de crianças, os guarda-vidas utilizaram um kit de primeiros socorros, ela veio a se cortar em uma região de pedras, foi feito um curativo na área do corte.

Além das vidas salvas, um homem de 42 anos que encontrava-se perdido na faixa de areia foi localizado pelos bombeiros militares. Durante o fim de semana, cerca de 300 prevenções aquáticas foram realizadas no litoral.

Ao se deparar com uma situação de afogamento, o CBMCE orienta que a população deve ligar imediatamente para o número 193.

Atenção com os pequenos na praia

Na praia, o CBMCE alerta que os cuidados devem ser redobrados com as crianças. Os pais ou responsáveis não podem perdê-los de vista. As correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar. Elas aparecem em locais rasos, são águas mais escuras, com pouca ou nenhuma onda.

É preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto. É preciso ter em mente que elas estão expostas a todos os perigos já mencionados, só que potencializados pela baixa estatura e pela pouca maturidade para lidar com os movimentos imprevistos das águas. Por isso, todas as orientações válidas para os adultos se aplicam a elas, com um acréscimo importante: a supervisão de um responsável deve ser permanente e a uma distância máxima de um braço do responsável.

É comum, as ocorrências de crianças perdidas na praia, para tanto, o CBMCE dispõe de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação do pequeno. Ao receber a pulseirinha, o pai ou responsável põe seus dados e contatos para ser utilizado caso a criança se perca.