Banco Mundial avalia execução do Projeto São José no Ceará até sexta-feira (19)

16 de maio de 2023 - 15:20 # # #

Rones Maciel - Ascom SDA

Uma missão do Banco Mundial (Bird) foi recebida na manhã desta segunda-feira (15), na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Até a próxima sexta-feira (19), o grupo irá realizar o processo de Revisão de Meio Termo do Projeto São José (PSJ).

A equipe, composta por cerca de 15 integrantes, foi recebida no gabinete da SDA pelo secretário Moisés Braz e pelo coordenador da Unidade de Gerenciamento do Projeto São José (UGP PSJ), Professor Lafaete, juntamente com os secretários executivos Marcos Jacinto (Desenvolvimento Agrário) e Taumaturgo Júnior (Planejamento e Gestão Interna). Também estiveram presentes coordenações, gerências e assessorias do PSJ, assim como os parceiros – Instituto Agropolos, Cagece, Sohidra, Sisar e Ematerce.

O secretário Moisés Braz deu boas-vindas à comitiva do banco e destacou a importância da missão. Segundo o gestor, o grupo irá fazer uma avaliação das metas estipuladas para o período atual do projeto. “Será necessário fazer ajustes, por conta que nós tivemos dois anos de pandemia e isso impactou no desenrolar da execução do projeto, mas a nossa equipe é bastante competente e empenhada em fazer o melhor”, afirmou.

Segundo Moisés, a missão inclui ainda visitas de campo à experiências de projetos produtivos em agroindústrias e jovens rurais. “Vamos, sem sombra de dúvida, no final avançar nas metas pactuadas do contrato de parceria com Banco Mundial para que esse recurso possa ser investido. E, em breve, que a gente esteja contratando todos os projetos que abastecimento da água e os projetos produtivos para beneficiar comunidades e produtores da Agricultura Familiar”, acrescentou.

Para o Professor Lafaete Almeida, a revisão abrange a primeira etapa de execução da atual fase do Projeto São José. “Já estamos com três anos de implementação do projeto e é uma missão importante, porque é uma oportunidade que a UGP tem de fazer uma correção de rumos e avaliar tudo que foi conquistado até então. E, a partir daí, se projetar novamente para os próximos anos até a finalização do projeto em dezembro de 2025”, coloca.

O coordenador adianta que serão discutidos os indicadores e revistas as metas, “criando toda uma perspectiva de trabalho para os próximos dois anos, de forma que a gente venha a alcançar todos os objetivos que são o fortalecimento da agricultura familiar cearense, seja por meio do acesso ao sistema de abastecimento de água, seja pelo financiamento de projetos produtivos para as comunidades rurais e para os agricultores”.

Coordenadora da delegação do Banco Mundial, a economista agrícola sênior e gerente do projeto Marie Paviot afirma que a intenção da instituição é apoiar a implementação do Projeto São José e reforçar a parceria com o estado. “Será importante avaliar o que podemos fazer para melhorar o atendimento dos povos rurais com esse projeto e ver como podemos estender os resultados que queremos lograr”, explica.

Ela cita como ponto positivo a presença, na missão, do gerente da prática global de agricultura para América Latina e Caribe, Diego Arias, e aponta a referência da experiência cearense na carteira de projetos do banco. “Temos vários projetos no Nordeste na área do desenvolvimento agrário e o São José está no meio caminho. Ele traz inovações que podemos implementar em outros estados. Estamos preparando um projeto no Piauí, em que apresentamos a experiência com o Instituto Agropolos. Estamos avaliando como fazer a mesma coisa naquele estado”, adianta.

Após a recepção no gabinete da SDA, os representantes do Banco conheceram a nova sede do Projeto São José. Inaugurado em dezembro de 2022, o novo prédio abriga as equipes de todas as componentes da UGP, conta com dois pavimentos, auditórios, refeitório e utiliza energia solar em seu funcionamento.

Objetivos da missão

A missão tem os objetivos de realizar a avaliação de meio termo para apreciar o progresso na implementação do Projeto São José, assim como analisar o avanço das ações anteriormente acordadas e constantes do plano de ação de implementação, e ainda a capacidade da UGP para atender às suas necessidades gerenciais e técnicas. Além disso, os integrantes irão verificar a estrutura, equipe e documentos para análise dos investimentos à luz das salvaguardas ambientais e sociais. Também terão a oportunidade de analisar os aspectos de licitações e gerenciamento financeiro, incluindo sistemas e equipes, e da mesma forma discutir os ajustes necessários para agilizar a implementação do projeto e definição dos próximos passos.

Além da coordenadora Marie Paviot e do gerente Diego Arias, a equipe do Banco Mundial conta com a especialista sênior em saneamento e co-gerente do projeto Juliana Garrido, o economista agrícola sênior Erivelthon Lima, a especialista em salvaguardas sociais Juliana Paiva, o consultor especialista em salvaguardas ambientais Lauro Bassi, o consultor especialista em salvaguardas ambientais e segurança de barragens Augusto Mendonca, a especialista sênior em gerenciamento financeiro Susana Amaral, a analista financeira Patrícia Melo, o especialista sênior em aquisições Danilo Carvalho, o consultor especialista em inclusão econômica agrícola Ditmar Zimath, o economista agrícola FAO Jean Risopoulos, o especialista em saneamento Wilson Rocha, a consultora Maria Jesus Ferreira Trujillo e o consultor especialista em avaliação de impacto Diego Faveri.

Programação

A programação da missão acontece de 15 a 19 de junho, com atividades na sede da UGP PSJ, onde haverá apresentação de avanços e os desafios das áreas do projeto. A equipe do banco ainda irá a campo visitar duas experiências com projetos da inclusão econômica com jovens rurais e agroindústria, nos municípios de Ibaretama e Chorozinho. Na quinta (18), está prevista reunião entre os representantes do banco e o secretário Moisés Braz. O encerramento dos trabalhos acontece na sexta (19), com apresentação dos principais ajustes e mudanças no projeto, em encontro com a participação da UGP/SDA, equipe do Banco Mundial e instituições parceiras.