Solenidade de abertura da Semana de Enfermagem destaca protagonismo da categoria

16 de maio de 2023 - 11:22 # # # # #

Bárbara Danthéias - Ascom HSJ - Texto e foto

Solenidade de abertura contou com homenagem a diversos profissionais, entre eles, os maqueiros do HSJ

O protagonismo da Enfermagem e a valorização da categoria foram destaques, na sexta-feira (12), na solenidade de abertura da Semana de Enfermagem do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Organizado pela gerência de Enfermagem da instituição, a programação tem como tema Nossa meta é cuidar com excelência e segue até sexta-feira (19).

A cerimônia que deu início às atividades contou com a presença da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, seguida pela conferência magna, ministrada pela gerente de Enfermagem do HSJ, Nancy Costa.

Ex-diretora do HSJ, a secretária da Saúde, Tânia Coelho, elogiou o perfil dos colaboradores do hospital. “Vocês têm uma leveza, um respeito com o paciente, e isso é o mais importante”, frisou

A titular da Sesa ressaltou que a sanção do piso salarial da categoria pelo presidente Lula representa um merecido reconhecimento. “Foi uma grande vitória e todos os profissionais estão de parabéns”, enfatizou. Ex-diretora do HSJ, Coelho também elogiou o perfil dos colaboradores do hospital. “Vocês têm uma leveza, um respeito com o paciente, e isso é o mais importante”, frisou.

De acordo com Nancy Costa, o São José atua com a perspectiva de que uma atividade só pode ser valorizada quando realizada com excelência. “Esse é o destaque da nossa Semana de Enfermagem. É o tema que nos faz buscar trabalhar com conhecimento, com cientificidade, e valorizar a categoria pelo seu conhecimento, e não só por aquela imagem da pessoa bondosa”, pontuou.

Reconhecimento e valorização

Edson Buhamra, diretor-geral do HSJ, enfatizou o protagonismo da profissão no sistema de saúde, sobretudo durante a pandemia de Covid-19.

“A importância, a relevância e a qualidade com as quais a Enfermagem desenvolve sua atuação, isso foi construído individualmente por cada profissional da área. Isso é mérito de vocês”, parabenizou.

Edson Buhamra, diretor-geral do HSJ, enfatizou o protagonismo da Enfermagem no sistema de saúde, sobretudo durante a pandemia da covid-19

Segundo o diretor técnico do HSJ, Lauro Perdigão, os trabalhadores da Enfermagem estão inseridos nos mais diversos setores e, ainda, no ensino, na pesquisa e na educação continuada em saúde.

“Nesta semana, vocês são responsáveis por estarmos entre os principais hospitais que atingiram a alta conformidade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e a Enfermagem está por trás disso”, destacou.

“Mais de 60% dos nossos recursos humanos são compostos por profissionais da Enfermagem. Parabéns pelo trabalho de vocês. As pessoas atendidas aqui se sentem acolhidas, temos humanização e vontade de fazer o paciente sair saudável. Concluo com a frase do Dr. Lúcio Alcântara [primeiro diretor do HSJ]: ‘só fica no Hospital São José quem tem algo diferente na alma’”, afirmou a diretora Administrativo-financeira do HSJ, Fátima Maia.

A Semana de Enfermagem do Hospital São José é uma oportunidade para os profissionais da área se atualizarem e aprimorarem suas habilidades, além de valorizar e reconhecer a importância de seu trabalho. A programação inclui palestras, oficinas, atividades interativas e exibição de filmes, abordando temas como a higienização das mãos, atuação da Enfermagem na Perícia Forense, tecnologias em Estomaterapia, cuidados paliativos, entre outros assuntos.