Titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima toma posse no Conama

17 de maio de 2023 - 17:17 # # # # #

Ascom Sema - Texto

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vilma Freire, participou, na manhã desta quarta-feira (17), da 138ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), no auditório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. Na cerimônia, Vilma e demais conselheiros tomaram posse como novos membros do Conama para o mandato que vai até 31 de dezembro de 2024.

A reunião foi aberta com a celebração da retomada dos trabalhos do Conama e da realização de sua 200ª Plenária. A secretária não escondeu a alegria e a honra por participar do momento histórico e ser empossada no importante e mais antigo conselho, “amputado” no governo anterior, como afirmou a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. “Voltamos e estamos aqui para contribuir com as discussões da agenda ambiental com a ampla participação da sociedade civil, setor produtivo e importantes instituições dos governos federal, estaduais e municipais”, disse Vilma.

Para Marina Silva, foi um momento de celebração e de agradecimento pelo esforço do governo, dos parlamentares e da sociedade, pela volta do conselho. “É a retomada do Conama, é o Ministério do Meio Ambiente que volta, são as políticas públicas republicanas que voltam. O Conama é uma das demonstrações mais claras de controle e participação social, e de fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama)”, afirmou. Criado em 1981, trata-se de um órgão consultivo e deliberativo do Sisnama, instituído pela Lei 6.938/81. Na nova formação, o colegiado terá, pela primeira vez, uma câmara técnica dedicada exclusivamente a temas relacionados às mudanças climáticas.

O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, destacou o momento como uma vitória resultante da dedicação, da articulação política, e, sobretudo, uma vitória da agenda ambiental, da agenda climática e da sustentabilidade. “Tem muito a ver com você Marina, que traçou a liderança política e ficamos muitos felizes por ter você liderando esse processo de reconstrução da agenda ambiental do Brasil”, declarou.

Também presente à solenidade, o advogado-geral da União, Jorge Messias, trouxe a triste notícia da confirmação de que a temperatura do planeta chegará a até 1,5% de acréscimo, até 2027. De acordo com o Messias, o indicador já vinha sendo antecipado a cada ano. “Nós sabemos que a luta pelo meio ambiente e pela mudança climática não é só uma luta global. Conte com a AGU para fazer valer as políticas ambientais”, afirmou. A AGU acaba de criar a Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente.

Após a abertura, houve a posse dos novos conselheiros. Em seguida, integrantes do Conselho discursaram e participaram do debate “Os desafios do Conama no contexto de retomada das políticas socioambientais brasileiras”. Confira o nome da titular da Sema na lista com os/as 114 integrantes do Conama.