Ceará recebe ministra Anielle Franco para lançamento nacional das Caravanas da Juventude

18 de maio de 2023 - 21:01 # # #

Ascom Secretaria da Igualdade Racial - Texto
Helene Santos - Fotos

O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Governo do Ceará, lançou em Fortaleza, nesta quinta-feira (18), a 1º Caravana para elaborar o Plano Juventude Negra Viva (PJNV) com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. A caravana conta com a participação social de 100 jovens negros e negras para elaboração do Plano. A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, e pelas secretárias da Igualdade Racial, Zelma Madeira, e da Juventude, Adelita Monteiro, que participaram do evento e farão parte da elaboração do plano. A caravana com os jovens acontece em dois dias e encerra nesta sexta-feira (19). O evento está sendo realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O secretário Nacional de Juventude, Ronald Luís dos Santos, o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva, a secretária de Direitos Humanos, Socorro França, o secretário Municipal da Juventude, Davi Gomes, e o coordenador da Igualdade Racial, Sérgio Granja, também participaram do evento.

Para a elaboração desse plano, foram convidados 100 jovens para participar dos debates e exposições. Um dos objetivos do evento é propiciar a escuta ativa junto à sociedade civil e compreender a realidade local de cada unidade federativa em relação às políticas para juventude e juventude negra.

A ministra Anielle Franco foi recebida por um auditório repleto de jovens e com acolhimento com musicalidade afro-brasileira ao som de tabaques, xequeré, agogô, pandeiro e surdo. A apresentação foi realizada pelo grupo Alagbara.

Parceria com o Ceará

A ministra destacou a escolha do Ceará para receber a primeira caravana para o PJNV e disse que uma grande parceria se inicia, além da temática transversalizar em outras áreas. “Aqui, nós temos muita coisa, a gente está construindo algo coletivo e algo que a gente faça com que a política pública chegue na ponta. Não basta a gente estar no Ministério da Igualdade Racial pensando nos programas sem que a política não chegue aqui, seja a caravana, seja pelo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, seja na correlação com o ministro da Educação, a gente vai fazer isso acontecer coletivamente e sabemos que temos essa parceria aqui é boa”, destacou a ministra.

A vice-governadora, Jade Romero, reconheceu o desafio de tratar do racismo no estado e que essa pauta atravessa muitas outras. “É por isso que temos a Secretaria da Igualdade Racial, com intercessão em todas as políticas, para que a gente possa olhar de forma clara e reconhecer no que a gente precisa avançar.

Jade Romero destacou ainda a sensibilidade e importância do trabalho do Governo Federal, por meio no Ministério da Igualdade Racial, de realizar essa caravana e rodar o país para a escuta dos jovens para construir essa política antirracista ao lado das pessoas e da juventude. “Esse governo dá o direito, dá o espaço para quem vive esse racismo estrutural lá na ponta e de dizer: ‘nós precisamos avançar sim nessa política’. E é dessa forma que nós queremos”, enfatizou

Em sua fala, a secretária Zelma Madeira relembrou o dia no qual foi convidada pelo governador Elmano de Freitas para assumir a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e que desde então busca parcerias e atuar alinhada com as políticas do MIR. “A gente sempre caminha olhando para o MIR, para que a gente estivesse em sintonia e alinhar o combate ao racismo e às desigualdades”. A secretária também ressaltou a resistência do povo negro. “É também preciso dizer que, quando a gente entra aqui e sente os atabaques tocando, é para nos relembrar e dizer que, o tempo todo e todo o tempo, no qual nós chegamos em navios negreiros, que nós temos nossas resistências. Não ficamos com a boca escancarada cheia de dentes esperando a abolição chegar”, disse.

O PJNV

O PJNV é um plano que vai nortear a elaboração de políticas e soluções para os principais problemas e dificuldades que a juventude negra enfrenta, principalmente, a redução da letalidade entre jovens negros no Brasil. Após a exposição das problemáticas e dificuldades apresentadas pelos jovens, o Governo Federal vai elaborar o PJNV, que deve levar em consideração as particularidades de cada região. Para a efetivação das soluções e medidas para sanar as problemáticas e dificuldades da população jovem negra, Estados e Municípios deverão atuar para efetivação das ações.

A Caravana

A Caravana da Juventude é uma das principais ações para a preparação do PJNV, tendo em vista possibilitar a retomada da política democrática a partir de canal direto de diálogo com a sociedade civil organizada, bem como do princípio federativo republicano de diálogo com as gestões dos entes subnacionais. Dentre as ações e medidas que devem compor o Plano Juventude Negra Viva estão os eixos temáticos de segurança pública e acesso à justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e à ciência e tecnologia; promoção da saúde e garantia do direito à cidade e à valorização dos territórios.