Mais de 50 aves silvestres são resgatadas e suspeito de comercializar os animais é detido pela PC-CE

18 de maio de 2023 - 17:07 # # #

Ascom PCCE

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resgatou 57 aves silvestres e capturou um homem de 57 anos, suspeito de crime ambiental. As ações aconteceram nessa quarta-feira (17), no bairro Serrinha – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza.

A ofensiva foi desencadeada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), da PC-CE. Após receber uma denúncia anônima sobre uma residência utilizada para a criação de aves silvestres, uma equipe da unidade especializada diligenciou ao local e constatou a situação.

Dentro do imóvel, os policiais civis encontraram um viveiro com aves do tipo periquito do sertão, galo campina, caboclinho, grauna, sibite, canário da terra, papa capim, corrupião viana, patativa, sanhaçu, entre outros. Além das aves, 22 gaiolas foram apreendidas.

O responsável pelas aves foi conduzido à DPMA da PC-CE, onde foi autuado por crime ambiental. Ele já respondeu, anteriormente, a outros dois crimes ambientais. As aves foram encaminhadas ao Instituto Pró-Silvestre e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas também para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.