Sema promove Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade

19 de maio de 2023 - 11:45 # # # # #

Ascom Sema - Texto

A Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), realizará, a partir deste domingo (21), ao sábado (27), a Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade. A abertura ocorre no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, às 9h, com uma exposição sobre a biodiversidade da mata atlântica e seus ecossistemas associados.

Trazendo como tema central “Conhecimento, conservação e sustentabilidade, em tempos de mudança do clima”, a programação do evento é gratuita e será sediada nas unidades do Parque Estadual do Cocó, no Parque Estadual Botânico (Caucaia), Revis Periquito-Cara-Suja (Guaramiranga) – além dos municípios de Capistrano e Icapuí –, com exposições, trilhas educativas, oficinas, palestras, passeio de barco, exibição de filmes, blitze educativas, plantio e doação de mudas.

Na segunda (22), às 10h, haverá uma palestra on-line sobre “Frutas da Mata Atlântica cearense: por que preservá-las?”, com professor Dr. Eliseu Lucena, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), transmitida pelo canal da Sema no YouTube

Realizada anualmente, com a finalidade de informar, sensibilizar e divulgar as ações em prol das áreas protegidas, no Estado do Ceará, a semana é uma alusão ao Dia Internacional da Diversidade Biológica e ao Dia Nacional da Mata Atlântica, celebrado nos dias 22 e 27 de maio, respectivamente.

A Sema convida você a mergulhar na diversidade dos parques a partir da biodiversidade e mata atlântica e ecossistemas associados com programações diversas que visam a valorização do ecossistema costeiro e serrano. Serão apresentadas a exposição do Ecomuseu, observação de aves, trilhas e palestras.

Confira a programação da Semana da Mata Atlântica e da Biodiversidade 2023

Dia Internacional da Biodiversidade

O dia, criado no âmbito da ONU, em 22 de maio de 1992, “tem o intuito de conscientizar a população de todo o mundo a respeito da importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas”. A data é uma homenagem ao dia da aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, chamado “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.

Dia Nacional da Mata Atlântica

A data foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999. O dia 27 de maio foi escolhido em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

A Mata Atlântica, composta por formações florestais, como a Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e a Floresta Estacional Decidual, bem como por ecossistemas associados, como manguezais, restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste.