Semana Nacional de Arquivos: Secult e Uece realizam curso de formação arquivista

19 de maio de 2023 - 16:03 # # # #

Ascom Secult

A atividade acontece no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, no campus da Uece em Quixadá

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), o Mestrado Interdisciplinar em História e Letras(MIHL) e o grupo de pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará (Praetece) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizam, entre os dias 5 e 7 de junho, o I Curso de Formação Arquivística (I Cufar), destinado ao público em geral, mas, principalmente, a profissionais dos setores administrativos públicos e privados, câmaras municipais, escolas, prefeituras, entre outros. A atividade, que faz parte da programação da Semana Nacional de Arquivos, acontece de forma presencial no Auditório Rachel de Queiroz, da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central-Feclesc, no campus da Uece em Quixadá. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro dia do curso, pelo site. As vagas são limitadas.

Entre os objetivos do Curso de Formação Arquivística estão: contribuir para uma discussão sobre a necessidade da eficiência da produção e gestão de documentos; debater sobre as técnicas de digitalização dos documentos; e refletir sobre a restauração e a preservação dos documentos; promover uma discussão sobre a criação de curso de graduação em Arquivologia nas universidades cearenses. O curso terá duração de 12 horas/aula, distribuídas em mesa-redonda e oficinas e debates.

“Esse curso é muito importante porque visa atender um público bem diversificado, incluindo as pessoas que trabalham em secretarias de administração pública e privada, além dos setores administrativos, que precisam de uma formação mais ampla sobre o tratamento que deve ser dado aos documentos produzidos, sobre como arquivá-los, como descartá-los, como avaliá-los. Enfim, é um curso que visa uma formação sobre a prática de lidar com documentos nos setores administrativos públicos e privados do Ceará”, reforça o Prof. Dr. Expedito Eloísio Ximenes, coordenador do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da Uece.

A criação de um curso de graduação em Arquivologia no Ceará é uma necessidade e deve ser debatida para encaminhamentos de ações concretas para isso. Esse assunto ganha relevo durante a Semana Nacional de Arquivos, como destaca André Ribeiro dos Santos, analista de Gestão Cultural da Secult Ceará e especialista em Arquivologia. “Há uma carência de capacitação em arquivologia no Estado. Por isso é necessária com urgência a criação de um curso de arquivologia para preparar quem trabalha nos centros de documentação e arquivos. É muito dispendioso para esses profissionais saírem do Estado para fazer uma graduação”, comenta o especialista André Ribeiro.

Sobre a Semana Nacional de Arquivos

A Semana Nacional de Arquivos acontece entre os dias 2 e 9 de junho. Tradicionalmente, tem como referência o 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, assim proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (International Council on Archives – ICA), em 2007. O marco fundamenta-se na data de criação do próprio ICA pela Unesco, em 1948.

Em 2023, o Conselho Internacional de Arquivos completará 75 anos de existência, sendo este o tema da Semana Internacional de Arquivos. À luz dessa inspiração, a edição brasileira adota o tema “Arquivos – Territórios de Vidas”, no intuito de fortalecer perspectivas e demandas sobre o fazer arquivístico no Brasil. O objetivo da programação, realizada em âmbito nacional, é estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuárias/os.

Confira a programação

Dia 05/06 (segunda-feira) – 19h: Mesa-redonda

Tema da mesa: Os arquivos e sua dinâmica
Local: Auditório Rachel de Queiroz-Feclesc

A preservação do patrimônio documental arquivístico (Janaína Ilara. arquivista e museóloga)
Noções básicas de arquivos (Igor José Filgueira de Sá Barreto, arquivista da Prefeitura de Serra Talhada)
Noções básicas de preservação e conservação de documentos (Jéssica Ohara, Coordenadora da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult CE)
Noções básicas de preservação digital e necessidade de criação de curso de Arquivologia no Ceará (André Ribeiro dos Santos, Analista de Gestão Cultural da Secult CE e especialista em Arquivologia)
Mediador: Prof. Expedito Eloísio Ximenes (Letras-Uece- Feclesc)

Dia 06/06 (terça-feira) – 8h às 12h

Palestra: 8h às 8h45 Conservação de documentos arquivísticos. (Jéssica Ohara, Coordenadora da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória da Secult CE)
Atividade 1: 9h às 9h30 – Diagnóstico da situação arquivística do Ceará.
Atividade 2: 10h-11h30- Orientação para a instalação da comissão permanente de avaliação de documentos
Coordenação: André Ribeiro dos Santos (Analista de Gestão Cultural da Secult CE, Especialista em Arquivologia) e Igor José Filgueira de Sá Barreto (Arquivista-Prefeitura de Serra Talhada)

Dia 07/06 (quarta-feira) – 8h às 11h30

Atividades 3: 8h às 9h30 Classificação, Avaliação e Digitalização de documentos
Atividade 4: 10h às 11h30 Implementação de arquivos municipais
Coordenação: Igor José Filgueira de Sá Barreto (Arquivista da Prefeitura de Serra Talhada)