Setur-CE compõe comitiva da Rota das Emoções em visita ao MTur e Embratur

19 de maio de 2023 - 14:01 # # # # #

Ascom Setur - Texto
Renato Vaz Brito/Embratur - Foto

Titular da Pasta, secretária Yrwana Albuquerque, esteve em conversas para potencializar a rota turística

A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, integrou a comitiva da Rota das Emoções que, nesta quinta-feira (18), participou de audiências nos órgãos federativos do Turismo, em Brasília. Durante os encontros, foram realizadas apresentações da governança e alinhamento de estratégias para promoção dos destinos da Rota que, além do Ceará, conta com a participação de Piauí e Maranhão.

Pela manhã, a visita ocorreu no Ministério do Turismo (MTur). Além da gestora do Ceará, participaram representantes das secretarias do Turismo dos estados do Piauí e do Maranhão; o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo; Suilany Teixeira, articuladora regional do Sebrae-CE e Ana Clevia, do Sebrae nacional; além de empresários e representantes do trade.

Audiência

“A audiência no Ministério do Turismo foi muito produtiva. A Rota das Emoções tem um potencial enorme, pois contempla destinos em três estados do Nordeste que recebem milhares de turistas anualmente. Do Ceará, por exemplo, temos o Parque Nacional de Jericoacoara que é um patrimônio dos cearenses e um dos destinos mais buscados no mundo”, avalia Yrwana.

Durante a tarde, a comitiva esteve na sede da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e foi recebida pelo presidente Marcelo Freixo e pela diretora de Marketing, Negócios e Sustentabilidade, Jacqueline Gil.

“É uma rota integrada, um dos principais atrativos turísticos brasileiros, que traz geração de emprego, renda e a gente quer promover, atrair muitos turistas internacionais para esses destinos”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Rota das Emoções

A Rota das Emoções é um roteiro no Nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo dos 500 km de percurso, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.

No total, são 14 municípios que compõem a rota. Os cearenses são: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz.

Os destinos possuem riquezas naturais singulares, levando o visitante a ter contato, a partir do litoral, com a cultura e particularidades de cada município a serem descobertas pelos visitantes.