SSPDS promove reuniões de integração comunitária na Região Metropolitana e na Capital

20 de maio de 2023 - 11:48 # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) deu continuidade, nessa terça-feira (16) a quinta-feira (18), ao ciclo de reuniões com os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). Nessa terça-feira, os encontros foram nos municípios de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), e em Maranguape (AIS 24), ambos da Região Metropolitana. Já na Capital, as reuniões ocorreram nos bairros Centro (AIS 4) e Antônio Bezerra (AIS 6). O encontro no bairro Antônio Bezerra, contou com a presença do secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, coronel Márcio Oliveira.

“Os encontros visam fortalecer parcerias comunitárias e institucionais para a promoção da defesa social dos territórios, fazendo diagnósticos conjuntos com a comunidade, levantando possíveis necessidades e trabalhando a cultura de paz na região”, destaca o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Região Metropolitana de Fortaleza 

A reunião em Maracanaú ocorreu no Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima, localizada no Centro do município, e reuniu integrantes da SSPDS, representantes da Codes, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), representantes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), lideranças comunitárias e gestores da Secretaria Municipal de Educação, da Guarda Municipal e de outros órgãos da Prefeitura Municipal de Maracanaú.

A segunda reunião ocorreu no mesmo dia (16), no período da tarde, na Biblioteca Pública Municipal Capistrano de Abreu, no município de Maranguape (AIS 24), onde representantes e residentes dos municípios apresentaram resultados positivos quanto à resolução das demandas de policiamento na área do Novo Maranguape e nos postos de saúde da região. Compareceram representantes da PMCE, da PC-CE, do CBMCE, além de representantes de unidades de saúde, conselheiros tutelares e lideranças comunitárias.

Capital 

Já na quarta-feira (17), a reunião foi realizada no auditório do 5º Batalhão da PMCE, no bairro Centro (AIS 4), teve como discussão a aproximação da comunidade com os órgãos de saúde e solicitações de policiamento em áreas do bairro. Compareceram diretores de instituições de ensino, representantes da PC-CE e do CBMCE. Além disso, em todas as reuniões, o CCDS conta com a presença de policiais militares do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE.

O último encontro da semana, foi realizado nessa quinta-feira (18), no Auditório do Instituto dos Cegos, no bairro Antônio Bezerra (AIS 6), teve solicitações de policiamentos em áreas no bairro, divulgações de projetos do CBMCE e agradecimentos pela operação conjunta das forças de segurança nas escolas. Compareceram representantes da PMCE, da PC-CE, do CBMCE, além de diretores de instituições de ensino.