Bombeiros Militares resgatam cão de penhasco no Maciço de Baturité

22 de maio de 2023 - 16:53 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse domingo (21), um cão que se encontrava preso em um penhasco no município de Baturité, na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. O cachorro teria caído do penhasco e estava preso entre as pedras. Ele foi atendido pelos bombeiros militares e entregue em segurança a um popular, que conhecia o tutor do animal.

Por volta das 7h33, a 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia /4ºBBM) do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de um cachorro no bairro Mondego, em Baturité. Segundo a solicitante, o cachorro teria caído de um penhasco e estava preso entre as pedras desde o dia anterior. Ele aparentava estar machucado e emitia sons de angústia.

A equipe dos bombeiros se deslocou até o local e utilizou um cabo de prontidão para montar um circuito vertical com descida controlada através do rapel. Apesar da dificuldade, o cão foi encontrado a aproximadamente 80 metros de distância do ponto inicial. Com auxílio de uma rede de captura e do triângulo de resgate, o bombeiro responsável foi içado junto ao cão, encerrando com sucesso a missão.

Uma vez em solo firme, constatou-se que o cachorro estava desidratado. Os bombeiros ofereceram água para o animal e o entregaram a um popular que conhecia o tutor do animal. De acordo com relatos dos moradores, o cão é conhecido por possuir um comportamento de caçador e acredita-se que tenha caído no penhasco inadvertidamente.

Balanço de resgate de animais

Apenas no primeiro quadrimestre de 2023, o CBMCE resgatou 3.875 animais em todo o Estado. O resultado é 13,27% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram resgatados 3.421 animais.