Podfalar, Educação #14: Paralimpíadas Escolares 2023

22 de maio de 2023 - 12:57

As Paralimpíadas Escolares 2023 são fruto de parceria entre a Seduc e a Secretaria do Esporte (Sesporte), tendo como objetivo estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas.

A conversa contou com a participação do estudante Luiz Guilherme Fernandes de Araújo, aluno da Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra, em Fortaleza, que foi medalhista das Paralímpiadas Escolares 2022 e 2021, realizadas em São Paulo-SP. Também contribuiu com o diálogo o professor Felipe Nogueira Catunda, da área de Educação Física, que atua como coordenador de Educação Especial da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1 e é membro da delegação cearense nas Paralimpíadas Escolares desde 2013. O coordenador de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Seduc, Wilson Fraga, completou a mesa de debate.

A inclusão das Paralimpíadas Escolares dentro da competição escolar convencional oportuniza aos alunos atletas com deficiência momentos de integração e socialização. Por meio das atividades desportivas, crianças e adolescentes constroem seus valores e conceitos, avaliam suas limitações e têm a oportunidade de viver de forma mais plena.