Cagece lança projeto Sementes com ações continuadas de sustentabilidade em escolas

24 de maio de 2023 - 16:15 # # # # #

Ascom Cagece - Texto

Entre as ações continuadas previstas pelo projeto Sementes, destaca-se a proposta da criação de jardins produtivos a partir dos saberes da Permacultura e trabalhar com expressões artísticas para sensibilizar os jovens sobre a questão ambiental

A partir da filosofia de que “se não for divertido não é sustentável”, a Cagece deu início a um programa que vai contribuir para a implantação de uma cultura permanente de sustentabilidade nas escolas do estado do Ceará. Esta é a proposta do projeto Sementes, lançado por meio da Gerência de Responsabilidade e Interação Social (Geris).

A Escola de Ensino Médio e Tempo Integral (EEMTI) Maria Zenóbia Rodrigues Braga, localizada na Praia de Cumbuco, é a primeira instituição a contar com a parceria da Companhia para despertar o potencial da juventude de transformar os espaços onde vivem em lugares sustentáveis, através de atitudes coletivas de preservação e respeito ao meio ambiente.

Ações continuadas

Patrícia Martins Gonçalves, assistente técnica da Geris, explica que o projeto visa desenvolver ações continuadas de sustentabilidade em ambientes educativos e suas comunidades, além de ressignificar a relação das pessoas com a natureza. “Nós acreditamos que os espaços comunitários e educacionais são potenciais multiplicadores dos saberes sustentáveis”, afirma.

Entre as ações continuadas previstas pelo projeto Sementes, destacam-se a proposta da criação de jardins produtivos a partir dos saberes da Permacultura e trabalhar com expressões artísticas para sensibilizar os jovens sobre a questão ambiental.

O coordenador da escola Maria Zenóbia Rodrigues Braga, Lineker Lopes, destaca a importância do projeto Sementes para a instituição. “Esses projetos são extremamente importantes para que os jovens gostem de estar na escola. As ações também ajudam o aluno a olhar para além dos nossos muros. Esperamos que essas ações sustentáveis que desenvolveremos aqui sirvam de sensibilização para que os jovens sejam multiplicadores de conhecimento em suas comunidades”, destaca.

Saiba Mais

No Cumbuco, a Cagece realiza obras de implantação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário e em paralelo acontecem as ações de sensibilização da população sobre a importância da prestação dos serviços da companhia na região, por meio da atuação das equipes socioambientais. O projeto Sementes chega para somar em conhecimento, sensibilização e reforçar o compromisso de todos com a sustentabilidade.