Governo do Ceará realiza a entrega de vans para transportes de pacientes dos sertões de Canindé

24 de maio de 2023 - 10:22 # # # #

Isabella Campos - Asco Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

O Governo do Ceará realizou, nessa terça-feira (3), a entrega de seis vans do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Canindé (CPSMCA) vinculado à Superintendência do Sertão Central, para transporte de paciente que residem nos municípios que formam os Sertões de Canindé. O assessor especial de Assuntos Municipais, Artur Bruno, esteve presente representando o governador Elmano de Freitas.

“Estou tendo esse privilégio de entregar seis vans, para os seis municípios dos Sertões de Canindé. Fico muito feliz em ver que a saúde pública do Ceará é, hoje, modelo para o Brasil. E essa descentralização, essa formação de consórcios, é fundamental para medir onde o povo está e o que eles precisam. Por isso somos um sucesso na saúde também”, pontuou Artur Bruno.

Composto por seis municípios – Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti – num raio de 110 quilômetros, o CPSMCA dispôs de R$ 2,6 milhões na aquisição dos equipamentos. A composição financeira dos consórcios públicos de saúde conta com repasse de 40% do custeio.

Presente no evento representando a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, que está em um compromisso internacional, o assessor especial da Sesa, Dr. Lino Alexandre, ressaltou a importância de fazer saúde pública pensando no próximo, no que mais precisa. “Fazer saúde é sempre um desafio. Admiro a força e garra de vocês de unir o Ceará para promover uma saúde que todos tenham acesso. A saúde é um direito de todos, e o estado vem sempre avançando nesse processo de melhoria”.

Aquisição

O objetivo das vans é suprir as necessidades de transporte sanitário de pacientes que usufruem dos serviços de saúde oferecidos tanto pelo Centro de Especialidades Odontológicas Regional (CEO-R) quanto pela Policlínica, ambos sediados em Canindé. Além disso, os veículos também serão usados para transportar paciente para Fortaleza, se preciso for.

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, ressaltou que o mais importante desse momento é mostrar o compromisso que o Governo do Ceará e os municípios, através do CPSMCA, têm com a população da região. “Só quero destacar o compromisso que nós, prefeitos, temos junto ao governador Elmano. Compromisso de lutar e zelar por cada município. Estamos trabalhando para o povo, para termos conquistas importantes como essa”, destacou.

Feliz com os veículos novos, que são completos e que têm 21 lugares, a presidente do consórcio e prefeita de Madalena, Sônia Costa, destacou o impacto que ações como essa, realizadas pelo consórcio, têm na vida da população.

“Nós somos mais de 200 mil habitantes reunidos nos seis municípios. Então, o que nós estamos querendo é fazer essa força-tarefa de unidade, de reunião, defendendo essa região dos Sertões de Canindé. Isso aqui vai impactar na vida dessas pessoas que, para ter acesso a qualquer serviço de saúde, seja exames ou consultas, terão como se deslocar, com esses veículos novos”, concluiu a presidente do consórcio.

Presentes

Também estiveram presentes no evento o assessor especial para Assuntos Federais, Leonardo Araújo; o assessor especial da vice-governadora, Paulo Italo; a prefeita de Caridade, Simone Tavares; a prefeita de Paramoti, Telvânia Braz; o prefeito de Boa Viagem, Regis Carneiro; o prefeito de Itatira, Zé Dival; e outras autoridades da região.