Uso de dados como forma de garantir políticas públicas eficazes ganha destaque em reunião no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

24 de maio de 2023 - 13:11 # # # # #

Gabriela Vieira - Ascom Sedih-CE - Texto
Clarice Castro - Ascom_MDHC - Foto

No Ceará, Secretaria dos Direitos Humanos monitora indicadores no observatório OiSol

Na manhã dessa terça-feira (23), a titular da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE), Socorro França, participou de reunião no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em Brasília. Na ocasião, o ministro Sílvio Almeida recebeu representantes de Estado de todo o país, a fim de apresentar ações do Ministério e discutir indicadores e boas práticas.

Durante o encontro, foram apresentados dados de Direitos Humanos dos Estados, com objetivo de sensibilizar o secretariado sobre protocolo de intenções de compartilhamento de fluxo relativo a esses. Com essa ação, o Ministério propõe a articulação conjunta dos governos estaduais e federal, por meio da Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências.

“Temos muito orgulho de ter na nossa Secretaria um Observatório que registra dados de violações de Direitos Humanos no Ceará, o OiSol. Isso permite que tenhamos políticas públicas direcionadas às reais necessidades das pessoas, com uma resposta eficiente e direcionada. Ver que o Ministério dos Direitos Humanos tem a análise de dados também como diretriz nos impulsiona para um trabalho realizado de forma conjunta”, celebra Socorro França.

Foram apresentadas ainda as principais ações previstas pelo Ministério ao longo dos quatro anos de gestão, as articulações para cumprimento de medidas do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos, além de um panorama de incentivo a novas pactuações.

Representaram a Sedih-CE também a secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna, Ana Aragão, e o secretário-executivo de Direitos Humanos, Jovanil Oliveira. Os secretários cumprem agenda em Brasília em busca de consolidar parcerias e garantir boas práticas de gestão.