Idace Debate discute Recaatingamento

25 de maio de 2023 - 15:17 # #

Júlia Lopes - Ascom Idace

O evento acontece nesta terça-feira (30), na sede do órgão. Entre os debatedores, Itamar Lemos, criador do termo, e Gislane Morais, da SDA

Para colocar na agenda: às 9h, na próxima terça-feira (30), será realizado mais um Idace Debate, dessa vez com o tema Recaatingamento: uma tecnologia para o reflorestamento. A discussão vai ser feita com Itamar Lemos, diretor técnico da Ematerce e criador do termo, e Gislane Morais, da assessoria de gestão ambiental do Projeto São José da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

O recaatingamento é uma metodologia de intervenção agroecológica baseada nos princípios da convivência com o semiárido que oferece os meios necessários para a mitigação dos efeitos da desertificação e das mudanças climáticas. A ideia é fazer a manutenção dos serviços ecossistêmicos associados, como a regulação climática, o sequestro e fixação de carbono e a conservação e recuperação do bioma Caatinga, que é a base da vida, produção e reprodução das comunidades agropastoris e extrativistas. A aplicação dessa metodologia tem acontecido principalmente nas comunidades tradicionais, capacitando as produtoras e os produtores a serem protagonistas na conservação e recuperação do ambiente em que vivem.

Serviço

Idace Debate
30 de maio, às 9h
Auditório da SDA
Avenida Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo