Seminário sobre atendimento às vítimas de sinistros automobilísticos encerra ações do Maio Amarelo, dia 31

25 de maio de 2023 - 15:31 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Palestras, intervenções educativas e outras ações de prevenção são realizadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) durante o Maio Amarelo. As ações, coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), serão encerradas na próxima quarta-feira (31), com o II Seminário Cearense de Atendimento às Vítimas de Sinistros Automobilísticos, que acontecerá na sede do Detran, no bairro Maraponga, em Fortaleza.

Nessa quarta-feira (24), o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) da PMCE, o CBMCE, o Detran e o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) realizaram uma ação educativa na Praça das Flores, em Fortaleza. Foram entregues materiais educativos com orientações para pedestres, motoristas e motociclistas sobre os cuidados no trânsito.

No mesmo dia, em Quixeramobim, o CBMCE e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMTQ) realizaram uma ação conjunta que culminou em um simulado de um acidente de trânsito com resgate de vítimas.

Seminário

Já no próximo dia 31, cerca de 300 inscritos participarão do encerramento da campanha Maio Amarelo, que acontecerá na sede do Detran, com o II Seminário Cearense de Atendimento às Vítimas de Sinistros Automobilísticos. Na programação, além de representantes do CBMCE, participam agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciopaer/SSPDS).

Maio Amarelo

A campanha foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), com o propósito de alertar a sociedade sobre os casos de acidentes no trânsito. “A preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, em transformar nossa sociedade em um povo mais fraterno e educado quando o assunto é trânsito, a incessante busca em programas, projetos, sensibilização e formas de conscientização eficazes e eficientes para todos os tipos de públicos e com isso reduzir o gigantesco número de mortos e feridos pelas ruas de todo país fez com que, muitas entidades já envolvidas com essa causa, convergissem seus esforços para uma mobilização que atingiu níveis de abrangência inéditos no país”, destaca um trecho da apresentação do projeto.