Em Fortaleza, Corpo de Bombeiros resgata capivara e a devolve ao habitat natural

26 de maio de 2023 - 14:47 # # # # #

Ascom CBMCE - Texto

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa quinta-feira (25), uma capivara no Parque Manibura, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza. O roedor de grande porte estava assustado e tentava fugir em direção à Avenida Washington Soares, quando foi contido e levado por populares até um estabelecimento comercial. Ela foi resgatada ilesa pelos bombeiros militares e devolvida ao habitat natural.

Por volta das 18h30, uma composição do CBMCE foi acionada para realizar o resgate de uma capivara no Parque Manibura. Conforme o solicitante, o roedor, possivelmente, teria saído da área verde do Parque do Cocó e foi contido em um lava-jato, após tentar fugir e atravessar a Avenida Washington Soares.

De acordo com o comandante do socorro, tenente Brasil, o resgate foi possível com a utilização de uma rede e um cambão. “Logo depois, soltamos a capivara em seu habitat natural, próximo a uma fonte de água”, informou.

Em situações como esta, o Corpo de Bombeiros orienta a população a manter distância e ligar para o número 193. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, incluindo nos finais de semana e feriados.

Sobre a capivara

A capivara, ou capincho, é um mamífero roedor do mesmo grupo ao qual se classificam as pacas, cutias, os preás e o porquinho-da-índia. Ela é extremamente adaptável e tem seu habitat associado a rios, lagos e pântanos, do nível do mar até 1.300 m de altitude.

Resgates em 2023

No primeiro quadrimestre deste ano, o CBMCE resgatou 3.875 animais em todo o Estado do Ceará. Já no mesmo período de 2022, foram 3.421 resgates de animais.