Referência no combate à fome: fábrica do Mais Nutrição, do Governo do Ceará, recebe visita do ministro Wellington Dias

26 de maio de 2023 - 12:00 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Fotos

O programa Mais Nutrição já distribuiu mais de 3 mil toneladas de alimentos

O governador Elmano de Freitas recebeu, na manhã desta sexta-feira (26), a visita do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que conheceu a fábrica do programa Mais Nutrição, localizada na Ceasa de Maracanaú. A tour pela fábrica foi guiado pela titular da SPS, Onélia Santana.

“Nos sentimos muito honrados por essa visita do ministro. Tenho certeza que, com o apoio do governo federal, vamos poder espalhar essa experiência por todo o Brasil. Esse trabalho realizado pelo ex-governador Camilo, e a nossa secretária da Proteção Social, Onélia, é completamente exitoso. Principalmente, porque entrega profissionalismo, alimento saudável, garantia de qualidade, e tudo isso para quem mais precisa, para quem tem fome. Então, isso enche a gente de orgulho”, ressaltou o governador Elmano de Freitas.

O objetivo da visita foi apresentar ao ministro uma das iniciativas de maior sucesso de combate à fome no Ceará, e que também é referência para outros estados. O Mais Nutrição já foi pauta de encontros entre a secretária da SPS e o ministro, em Brasília.

“Nós temos um problema grave no Brasil, o problema da insegurança alimentar e nutricional. Em palavras bem simples, fome. E, no meio disso, existem estudos atestando que há muito desperdício. Aqui, o programa Mais Nutrição é um exemplo positivo de lidar com os dois problemas: a fome e o desperdício”, pontuou o ministro. “Com quadro técnico e equipamentos adequados, se tem o aproveitamento, e caminhamos para o fim do desperdício. O Ceará é uma referência nessa área, e estou dialogando com gestores de Ceasas pelo país para que tenhamos esses bancos de alimento”, completou.

De acordo com o ministro, muitas empresas e entidades já se mostram interessadas nesse projeto em nível nacional, e diálogos estão sendo realizados. “Estamos propondo uma agenda que tenha participação de governos estaduais, para que possamos ter trocas de experiências e levar esse modelo do Ceará”, ressaltou.

Mais Nutrição

O Mais Nutrição é um programa modelo de captação, processamento e doação de alimentos saudáveis para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.

A iniciativa mantém um banco de alimentos “in natura” – frutas e legumes – que seriam desperdiçados pelos comerciantes da Ceasa, por falta de demanda ou condições estéticas, mas que permanecem adequados ao consumo humano e contêm suas características nutricionais preservadas. Além disso, também produz polpas de frutas e mix de legumes desidratados para a transformação em sopa. Dentre os legumes, estão mandioca, cenoura, batata, abóbora e beterraba.

“Aqui é um programa de combate à fome, mas, além de combate à fome, é um programa de combate ao desperdício. Precisamos, de fato, chegar junto a essas famílias que precisam de alimentação com segurança nutricional. Aqui ofertamos alimentos nutritivos para um bom desenvolvimento infantil. Para a gente, é uma alegria levar essa experiência para o resto do Brasil”, concluiu a secretária Onélia Santana, idealizadora do programa quando ainda era primeira-dama do estado.

Com quase quatro anos, iniciativa tem um impacto direto na vida de cerca de 30 mil cearenses vinculados às 134 entidades beneficentes atendidas pelo Mais Nutrição. Existem duas fábricas do Mais Nutrição no estado, nas Ceasas de Maracanaú e de Barbalha, que funcionam em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). De acordo com o governador, uma nova Fábrica Mais Nutrição será implantada na Ceasa de Tianguá, na região da Ibiapaba, expandindo o alcance do programa.

Mais Infância

Durante a manhã, o ministro também visitou o Complexo Mais Infância – Maria de Lourdes Moreira Leite Lima, localizado no bairro João XXIII, em Fortaleza. No local, são ofertadas diversas atividades esportivas, culturais e de qualificação profissional.

A visita foi guiada pela secretária Onélia Santana, e também contou com a presença da primeira-dama, Lia de Freitas. No local, o ministro se encantou com os alunos de robótica João Miguel e Jonas, que apresentaram seus projetos.

O robô do Jonas, do modelo humanoide, foi programado para andar sozinho no sentido retangular. O jovem, junto com outro colega, fez da construção até a programação do robô. Já João Miguel produziu, em grande parte sozinho, um robô sensível a gás. O garoto pretende, com esse projeto, concorrer no concurso Ceará Científico e, para além disso, ajudar a salvar vidas.

“Esse robô foi todo feito por mim, cada pecinha dessas. Ele foi construído com sensor que capta gás. Então, ele pode servir para se, por exemplo, bombeiros estiverem combatendo um incêndio, eles saberem qual local tem mais gás e é mais perigoso, pois o robô avisa sonoramente”, explicou João Miguel, orgulhoso.

O ministro conheceu também o coral de idosos, a turma de pequenas bailarinas do Complexo, o time de futsal composto pela garotada e finalizou a visita participando de uma roda de quadrilha junina organizada pelas alunas de zumba.