Ações de saúde e em defesa do meio ambiente marcam o Dia Mundial sem Tabaco

29 de maio de 2023 - 16:50 # # #

Ascom SPS

O tabagismo é um vício que continua gerando males à saúde e prejuízos ao meio ambiente. Na próxima quarta-feira, 31, data em que se celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, a Secretaria da Proteção Social (SPS) promove ações educativas e de saúde, na Praça da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, no bairro Mucuripe, das 9h às 16 horas.

Organizada pelo Centro de Referência de Políticas sobre Drogas (CRD), vinculado à SPS, a iniciativa busca alertar as pessoas sobre os riscos que o tabagismo gera à sociedade e à natureza, além de prestar serviços de saúde e cidadania à população. Equipes da Estação Móvel do CRD e da Unidade de Saúde da SPS prestarão atendimento psicossocial, farão aferição de pressão arterial, curativos e vacinação contra a gripe Influenza.

As pessoas receberão orientação sobre os cuidados que devem adotar para manter boa saúde bucal, como se prevenir de cânceres e outras doenças. Receberão ainda apoio e orientação para solicitar Certidão de Nascimento e agendar a emissão da Carteira de Identidade (RG), CPF, dentre outros serviços socioassistenciais. A população será alertada, também, sobre a poluição que o tabagismo gera na natureza; e informada sobre o descarte correto das bitucas dos cigarros.

“Esta é mais uma ação social e de saúde pública muito importante, que todos devemos abraçar. Tão importante quanto saber os malefícios causados pelo tabagismo, é conhecer os benefícios à saúde de quem para de fumar. Melhor ainda é não fumar, nunca”, destaca a secretária titular da SPS, Onélia Santana. O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Males do Tabagismo

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o tabagismo é uma doença que mata mais de seis milhões de pessoas por ano, no mundo. No Brasil, são cerca de 150 mil óbitos anuais. Quem fuma tem cerca de 30 vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão, quando comparado a pessoas que nunca fumaram. O tabagismo ainda está associado a doenças cardiológicas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfisema e embolia pulmonar, doenças de pele e rouquidão.

Além de problemas à saúde humana, o tabagismo gera prejuízos ao meio ambiente. Seja pelo corte de árvores e uso de produtos químicos no plantio, seja nos milhões de toneladas de CO2 (gás carbônico) lançados no ar, pelo processo produtivo e no consumo, anualmente, e ainda no descarte inadequado das bitocas dos cigarros, na natureza.

Razões para parar de fumar

Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor os alimentos.

Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Serviço

Dia Mundial sem Tabaco
Data: 31/5 (Quarta-feira)
Horário: das 9h às 16 horas
Local: Praça da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, à Av.: Abolição, nº 3929, bairro Mucuripe