CBMCE atende ocorrência com abelhas e resgata cães em imóvel em Maranguape

29 de maio de 2023 - 17:20 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e Foto

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de 2º Batalhão de Bombeiro Militar (1ª CIA/2º BBM), foi acionada para atender a uma ocorrência de ataque de abelhas no município de Maranguape – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. O fato ocorreu na manhã desse domingo (28), na localidade de Cachoeira.

A composição foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) pela manhã e, imediatamente, os bombeiros militares se deslocaram para o local, onde inúmeras abelhas estavam dentro de uma residência, sobrevoando o interior do imóvel. A preocupação da guarnição foi devido à presença de dois cães dentro da casa.

Ao chegar ao local, os bombeiros militares receberam um pedido dos tutores de retirarem os cachorros da área de serviço, onde concentrava-se inúmeras abelhas. A guarnição realizou o resgates dos cães com segurança utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI). Durante a ocorrência constatou-se a presença de abelhas do tipo italiana.

“Apesar de intensa, a equipe constatou que a infestação foi temporária, com os insetos transitando pelo imóvel sem formar um enxame. Após uma busca minuciosa em todos os cômodos, nenhum enxame foi encontrado. Para garantir a dispersão das abelhas e melhorar a ventilação, os bombeiros militares abriram os cômodos da casa, permitindo que as abelhas saíssem do imóvel”, explicou o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Luiz Claudio Araújo Coelho. Os cães foram resgatados sem sinais de picadas e entregues a seus tutores.

O CBMCE orienta sobre a importância da prevenção em casos como esse. Os bombeiros militares recomendam algumas condutas que podem evitar possíveis ataques de abelhas e garantir a segurança em situações como essa.

Orientações

1. Evitar deixar frestas e aberturas em portas e janelas, pois pode facilitar a entrada de abelhas em busca de abrigo;

2. Mantenha áreas externas limpas e organizadas, evitando o acúmulo de lixo, entulhos e objetos que possam atrair abelhas;

3. Ter cuidado ao realizar podas de árvores e jardinagem, devido perturbar abelhas que possam estar nas proximidades. Se necessário, conte com a ajuda de profissionais especializados nesses serviços.

4. Se encontrar um enxame, mantenha a calma e afaste-se lentamente. Não tente espantá-las ou provocá-las, isso pode resultar em ataques.

5. Em casos de emergência, acione imediatamente o número 193 do CBMCE.

É importante que a população esteja ciente dessas medidas preventivas para garantir a sua segurança e a de seus animais de estimação. Adotar essas condutas pode evitar incidentes possíveis acidentes com abelhas.

Como acionar o CBMCE

Em situações como a ocorrida em Maranguape, o CBMCE orienta acionar imediatamente os bombeiros militares por meio do número 193, a ligação é gratuita, o telefone funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, inclusive, aos finais de semana e feriados.