Cegás reúne artistas visuais e invisuais em peça teatral e exposição de artes plásticas

30 de maio de 2023 - 17:17 # # # # #

Paulo Mota - Ascom Cegás - Texto
Iratuan Freitas - Foto

O Espaço Cegás de Cultura reuniu nesta terça-feira (30), artistas visuais e invisuais para uma experiência de percepção da arte em suas várias dimensões

Para uma plateia formada por professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e funcionários da Cegás, foi apresentado o espetáculo “De Algum Lugar para Lugar Nenhum”, uma comédia criada na técnica do Teatro dos Sentidos e encenada por 18 atores cegos ou com baixa visão, um ator vidente – que faz a narração e audiodescrição das cenas – e dois atores videntes provocadores, todos participantes do grupo “Olho Mágico”, formado por alunos do Instituto dos Cegos do Ceará.

O espetáculo, que se passa no ônibus em movimento, convidou o público vidente a vendar seus olhos e sentar-se nos bancos vazios de passageiros, embarcando numa viagem excêntrica e inusitada.

O objetivo da peça é embarcar todo o público (videntes e deficientes visuais) numa divertida viagem sensorial, levando a plateia para dentro da cena, permitindo compartilhar cheiros, sabores, texturas e vivenciar esteticamente o mundo sem o sentido da visão.

Após a peça, os convidados de olhos vendados e os atores formaram uma plateia única para assistir a uma apresentação de um quarteto de sopros da Orquestra Contemporânea Brasileira, outro projeto social apoiado pelo Programa Cegás de responsabilidade Social.

Em seguida, a plateia fez uma visita guiada à exposição “Cores das Arte”, que reúne 48 pinturas diversas, de seis artistas invisuais cearenses e que está aberta à visitação das 9h às 17h, de segunda a sexta. A visita foi guiada pelo curador da exposição Dias Brasil e parte dos artistas expositores.

Serviço

Exposição “Cores das Artes”
Onde: Espaço Cegás de Cultura
Quando: de segunda à sexta, das 9h às 17h, até o dia 18 de julho.
Av. Washington Soares, 6475, José de Alencar.